O Instituto

Compartilhar

Governança

O Instituto Ethos tem, além de sua Diretoria e Assembleia Geral (Associados Curadores), quatro conselhos que auxiliam nas tomadas de decisão e transparência da instituição.

São eles: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo Internacional e Conselho Orientador.

Conselho Deliberativo

Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.

Saiba também quem compõe os comitês Estratégico, Financeiro, de Ética e de Governança do Instituto Ethos.

Franklin Feder (Presidente)
Andrea Alvares
Celina Borges Torrealba Carpi
Guilherme Peirão Leal
Oded Grajew (Presidente Emérito do Instituto Ethos)
Olinta Cardoso
Paulo Nigro
Ricardo Young Silva
Sérgio Ephim Mindlin
Cida Bento
Marcelo Behar
Oscar Vilhena Vieira
Jorge Luiz Numa Abrahão

Conselho Orientador

Conselho Orientador atua como guardião das principais aspirações da entidade e de suas iniciativas, debate e sugere diretrizes para temas críticos e projetos, bem como sobre a gestão estratégica e financeira.

Para exercer tal governança, o grupo é constituído por representantes das empresas parceiras institucionais e por representantes da Diretoria do Instituto Ethos.

Conselho Fiscal

Conheça os integrantes do Conselho Fiscal do Instituto Ethos

Jaime Antonio Báez Arias
Diretor-geral da Terra Nova Regularizações Fundiárias, diretor-presidente do Instituto Arte Educação e Desenvolvimento e sócio-diretor da Báez & Báez Consultoria Empresarial, é formado em biblioteconomia pela Universidad de Chile, em administração de empresas pela Faculdade Capital e bacharel em direito pela Universidade São Marcos. Trabalhou na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), foi diretor-geral do Grupo Yázigi Internexus, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e membro do Conselho Fiscal da Associação de Apoio a Ações de Sustentabilidade.

Paulo Bellotti
Sócio e cofundador da MOV Investimentos, é formado em engenharia química e mestre em modelagem matemática pela Escola Politécnica da USP. Tem também mestrado em gestão de inovação e políticas públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi sócio da Pragma Patrimônio e fundou a Axial Gestão de Recursos, consultoria focada em negócios sustentáveis e inclusivos. Antes, foi diretor executivo do Banco Rabobank no Brasil e diretor da sua divisão de assessoria estratégica. Também foi gerente de negócios na DuPont América do Sul e engenheiro de processos na Poliolefinas (atualmente Braskem).

Wander Teles
Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Distrito Federal (UDF), com MBA Executivo Internacional na Universidade de São Paulo (USP), foi auditor e sócio da Pricewaterhouse Coopers (PwC) por mais de 20 anos, consultoria em que trabalhou por quase 40 anos, tendo se retirado em junho de 2014. Na PwC, foi sucessivamente sócio responsável pelo escritório em Brasília, sócio de auditoria e sócio-diretor de Finanças e Infraestrutura no Brasil e na América do Sul, sócio responsável pelos quatro escritórios do interior de São Paulo e líder do segmento de Utilities, coordenando todas as atividades da PwC na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e gás. Foi sócio responsável pela auditoria e consultoria a empresas cotadas na bolsa brasileira, na Europa e nos Estados Unidos. Foi também professor de cursos de pós-graduação na UDF.

Associados curadores

Celina Carpi
Daniel Feffer
Eduardo Capobianco
Franklin Feder
Guilherme Leal
Helio Mattar
Jorge Abrahão
Oded Grajew
Olinta Cardoso
Ricardo Young
Sérgio Mindlin

Conselho Consultivo Internacional

O Conselho Consultivo Internacional é composto por até 30 membros, entre lideranças brasileiras e de outros países nas áreas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.

ESTUDO DO SISTEMA DE INTEGRIDADE NACIONAL, JÁ DISPONÍVEL Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.