Instituto Ethos

Compartilhar

Conselho Deliberativo

Saiba quem são os membros do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos

Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.

Andréa Álvares (presidente)

Andréa tem 30 anos de atuação profissional, 27 dos quais em empresas de bens de consumo, incluindo Natura, Pepsico e P&G. Nos últimos 7 anos, ocupou a posição de vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Antes disso, foi diretora geral de Snacks e presidente da Operação de Bebidas da Pepsico no Brasil.  

Atuou em diversos Conselhos ao longo dos últimos 10 anos, incluindo World Business Council for Sustainable Development, Instituto Ethos,  AmCham, GEF – Global Environmental Facility, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Conselho Emérito Capitalismo Consciente, Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e foi membro fundadora do Grupo Mulheres do Brasil.  

Além disso, recebeu inúmeros reconhecimentos como liderança sustentável pela Plataforma Liderança Sustentável em 2012, 10 Melhores Executivas pelo jornal Valor Econômico em 2013 e 2014, Forbes Most Influential Women in Brazil em 2016, Profissional do Ano Prêmio Atualidade Cosmética em 2019. Em 2022, foi considerada uma das ‘25 Badass Women Shaping Climate Change’ da publicação GreenBiz e entrou para o Hall da Fama de Global Marketers da World Federation of Advertisers (WFA).  

Também é conselheira do Cradle to Cradle Innovation Institute, da Synergia Consultoria Socioambiental e membro do Conselho Consultivo do Pacto pela Promoção de Equidade Racial.  Em 2023, juntou-se ao Conselho de Administração da Globescan e ao Sounding Panel da Shell Brasil, cuja função é orientar a estratégia de transição energética da companhia.  

Andréa é sócia da Casa do Saber e fundadora da Camomila, desenvolvedora de sistemas regenerativos.  

Marcelo Behar (vice-presidente)

Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.

Benilda Brito

CEO da Mucua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar que apoia empresas na inclusão e diversidade com metodologias afrocentradas e validadas. É consultora da ONU Mulheres e Pacto Global para fortalecimento das capacidades das empresas signatárias dos Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEps) para enfrentar o racismo estrutural na perspectiva intersetorial.

Ativista pela Educação (Champions) no “Malala no Brasil”, desenvolvendo o Projeto Mandacaru, criado para garantia e proteção do direito das meninas à educação. Além disso, também é co-fundadora do N’zinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte (MG) e do Odara – Instituto das Mulheres Negras de Salvador (BA), onde coordenou programas de articulação de redes e defesa de direitos humanos.

Fabio Alperowitch

Fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias aderentes às boas práticas ESG. A FAMA Investimentos é certificada como “B Corp”. No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da “WWF Brasil”, do “Pacto pela Equidade Racial”, do “LIFE Institute” e do “Capitalismo Consciente Brasil”.

Helio Santos

Ativista desde os anos 1970 é mestre em Finanças e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
Em 1984 participou da fundação da primeira iniciativa do Estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o país, que deu origem as primeiras políticas públicas voltadas pa,ra a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da educação e do mercado de trabalho.
Hélio lecionou em diversas instituições como PUC/Campinas e Universidade São Marcos/SP. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu/Salvador, no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.
Coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, ONG com foco na Gestão da Diversidade. Preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.

Jorge Abrahão

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e Ex-Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro dos Conselhos do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É também membro de conselhos de organizações como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

Olinta Cardoso

Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Comunicação Empresarial, pela PUC Minas; especialista em Gestão da Sustentabilidade pela FDC, em Comunicação pela University of Syracuse/ABERJE, e em Gestão de Pessoas pela FDC/INSEAD. Trajetória profissional marcada por experiências desafiadoras em comunicação e responsabilidade social em diferentes culturas. Como Gerente Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras (2019 – 2022), atuou no assessoramento direto a C-Levels em análises de riscos e impactos sociais, promoção dos Direitos Humanos, inclusão, diversidade e estratégias de posicionamento com foco em boas práticas ASG (ESG).

Oscar Vilhena

Pós-Doutor pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007), Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991), Mestre em Direito pela Universid de Columbia, Nova York (1995) e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). É Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

Ricardo Young

Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.

Tarcila Ursini

Tem 29 anos de experiência profissional inicialmente focada em fusões e aquisições e nos últimos 20 anos em sustentabilidade e estratégia de impacto positivo, inovação, cultura e governança corporativa. Formada em Economia, Direito e Desenvolvimento Sustentável.
Participa dos conselhos do Grupo Korin; da Agrogalaxy SA, Comitês de Sustentabilidade e Pessoa; e, do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. É membro dos comitês: do Grupo Baumgart; de Sustentabilidade do Santander SA; do Conselho de Sustentabilidade do Grupo JSL / Movida SA; de Inovação e Sustentabilidade da Precon; e, da B Lab Multinacional.
Também é membro da Comissão de Inovação e Sustentabilidade do IBGC e da Rede de Especialistas do Fórum Econômico Mundial e é embaixadora da Black Jaguar Foundation Brasil. Atua como mentora em startups de negócios de impacto (WayCarbon, Doce Lar, Molecoola), é professora da Pós-graduação FIA “Sustentabilidade em Governança Corporativa” e do Programa do Conselho de Administração do IBGC, onde é coordenadora ESG do Curso de Conselheiros.

Oded Grajew (conselheiro emérito)

Fundou e participou da criação de várias instituições e movimentos sociais no Brasil: foi um dos fundadores e primeiro coordenador geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais (1989). O PNBE foi um marco na mudança da cultura empresarial brasileira, engajando milhares de empresários na luta pela cidadania e justiça social. Criou a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, da qual foi diretor-presidente até 1998. Idealizou o Fórum Social Mundial e é atual membro do seu Conselho Internacional. Em 1998, foi fundador do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. De empresário a empreendedor social, Oded Grajew revolucionou as posturas empresariais no Brasil, aproximando a classe empresarial dos trabalhadores e dos movimentos sociais e engajando-a no desenvolvimento social.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.