Sobre o Instituto

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em...

sitemap:

Conselho Deliberativo

Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.

Saiba também quem compõe os comitês Estratégico, Financeiro, de Ética e de Governança do Instituto Ethos.

 

Celina Borges Torrealba Carpi (Presidente)

Sócia-fundadora do Instituto Ethos, é membro do Conselho de Administração e foi executiva por muitos anos da Libra Holding S.A., controladora das empresas que formam o Grupo Libra, que há 75 anos investe em infraestrutura portuária e comércio exterior no Brasil. Presidente do Conselho do Rio Como Vamos, iniciativa que monitora a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro, é também conselheira plena da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e participa da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foi presidente do Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Graduada em engenharia civil pela UFRJ e em direito pela Universidade Cândido Mendes, cursou MBA no European Institute of Business Administration (Insead) e possui pós-graduação em políticas públicas pela EPPG/Iuperj e mestrado nas áreas de sustentabilidade e gestão ambiental pela Universidade Harvard.

 

Franklin Feder (Vice-Presidente)

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça, foi presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation, sendo então responsável por liderar os negócios da companhia na América do Sul e os projetos de crescimento na região, além de trabalhar bem próximo ao governo e às comunidades para aprimorar o perfil institucional da Alcoa no país.

 

Andrea Alvares

É vice-presidente de Marketing da Natura e membro de seu comitê executivo. Desde janeiro de 2016, lidera as unidades globais de marketing, a diretoria de marca e consumidor, a diretoria de novos negócios e a vice- presidência de inovação. Formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, trabalhou por 15 anos na PepsiCo, onde ocupou a posição de diretora-geral do Negócio de Snacks na América do Sul, assim como a posição de gerente-geral da divisão de Bebidas e Snacks no Brasil. Anteriormente, trabalhou por sete anos na Procter & Gamble. Ela é integra o Conselho da Amcham, o Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e o Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Também faz parte da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do grupo Mulheres do Brasil.

 

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Consultor nas áreas de governança, sustentabilidade e valor e professor convidado de programas de educação executiva da COPPEAD, FGV, FIA, FIPECAFI e IBGC. Por 18 anos foi executivo dos grupos Andrade Gutierrez e Vale, tendo atuado como diretor financeiro de subsidiárias em desenvolvimento de negócios e em investimentos em participações (M&A). Engenheiro civil, é mestre em Planejamento Energético e doutor em História e Filosofia da Ciência pela UFRJ, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e ADP pela London Business School. É conselheiro de administração certificado pelo IBGC e administrador de recursos de terceiros autorizado pela CVM.

 

Guilherme Peirão Leal

Sócio-fundador do Instituto Ethos; copresidente do Conselho de Administração da Natura; ex-presidente do Conselho Deliberativo e atual membro do Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio); membro do Conselho Consultivo da WWF Brasil; ex-presidente da Associação Brasileira de Venda Direta; fundador e ex-coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); ex-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; ex-conselheiro curador da Fundação Dom Cabral; ex-presidente da Assembleia dos Presidentes do Centro de Tecnologia Empresarial (CTE); ex-conselheiro e um dos fundadores do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; ex-membro do G-50, grupo de líderes empresariais da América Latina; ex-membro do Conselho de Empresários da América Latina (Ceal); ex-conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi); ex-membro do Conselho da Presidência da República para a Segurança Alimentar (Consea); ex-membro do Conselho da holding do Grupo Nueva; ex-membro do Conselho do Grupo O Estado de S. Paulo; voltado atualmente para o apoio à constituição da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas), uma parceria do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) com a Natura, e também ao estabelecimento do Instituto Arapyaú para a Educação e o Desenvolvimento Sustentável. Em 2010, foi candidato à vice-presidência da República na chapa encabeçada por Marina Silva.

 

Oded Grajew (Presidente Emérito do Instituto Ethos)

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo; Sócio-fundador e presidente emérito do Instituto Ethos; sócio-fundador do movimento Todos pela Educação; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República; ex-assessor especial do presidente da República; membro do Conselho Consultivo do Global Compact; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; idealizador do Fórum Social Mundial; membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; fundador e coordenador de honra da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives).

 

Olinta Cardoso

Sócia-diretora da Matizes Comunicação; graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco.

 

Paulo Nigro

Presidente da Tetrapak no Brasil e vice-presidente da empresa nas Américas Central e do Sul, é formado em engenharia mecânica pela FAAP, com MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em gerência e administração de negócios pelo IMD Institute, de Lausanne, na Suíça. É membro dos conselhos da Canadian Waste Diversion Organization (organização preocupada com o destino correto dos resíduos), da Italian Industrial Association, do Instituto Coca-Cola, da Câmara Sueca de Comércio no Brasil e do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que o premiou como “Personalidade da Sustentabilidade 2009”.

 

Ricardo Young Silva

Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.

 

Roberto Waack

Fundador da Amata S.A. e presidente do seu Conselho Administrativo, é conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro de conselhos de organizações como Forest Stewardship Council (FSC), Global Reporting Initiative (GRI), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Empresas pelo Clima (EPC), da Fundação Getúlio Vargas, bem como  de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas e florestas. Foi presidente da Amata S.A., da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. É biólogo e mestre em administração de empresas pela FEA-USP, com concentração na área da nova economia institucional.

 

Sérgio Ephim Mindlin

Sócio-fundador do Instituto Ethos; sócio-diretor da consultoria Ação Responsável; fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu; membro do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Orsa; membro do Conselho Estratégico do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (Ceats), da Universidade de São Paulo (USP); engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da USP, mestre em comportamento organizacional pela Universidade de Cornell (EUA) e doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP; ex-diretor-presidente da Fundação Telefônica; ex-presidente do Conselho de Administração e ex-diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança; ex-membro do Conselho de Administração e diretor-presidente da Metal Leve S.A.; membro fundador e ex-coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).

Tags:
  • No h tags associadas a esse post