Sobre o Instituto

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em...

sitemap:

Conselho Deliberativo

Recomende por e-mail

Saiba quem são os membros do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

Sérgio Ephim Mindlin (Presidente)

Sócio-fundador do Instituto Ethos; sócio-diretor da consultoria Ação Responsável; fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu; membro do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Orsa; membro do Conselho Estratégico do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (Ceats), da Universidade de São Paulo (USP); engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da USP, mestre em comportamento organizacional pela Universidade de Cornell (EUA) e doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP; ex-diretor-presidente da Fundação Telefônica; ex-presidente do Conselho de Administração e ex-diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança; ex-membro do Conselho de Administração e diretor-presidente da Metal Leve S.A.; membro fundador e ex-coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).

Andrea Alvares

Líder da Unidade de Negócios de Salty Snacks da PepsiCo, empresa em que ingressou em 2000. Até fevereiro de 2013, foi presidente da Divisão de Bebidas Brasil, responsável por marcas como Pepsi, H2OH, Toddynho, Kero Coco, Lipton e Gatorade. Na PepsiCo, foi também responsável pela operação de Quaker no Brasil, pelo marketing do negócio de bebidas para Argentina, Uruguai e Paraguai e, depois, pela estratégia e direção de marketing da América do Sul. Trabalhou também na Procter & Gamble no Brasil. Formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é vice-presidente do Conselho Administrativo da Amcham e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). É também membro do Conselho Estratégico da Rede das Mulheres pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Em 2013, foi eleita uma das dez melhores executivas do Brasil, em escolha feita pelo jornal Valor Econômico, em parceria com Egon Zehnder. No mesmo ano, foi uma das oito homenageadas na primeira edição do Women to Watch no Brasil, evento promovido por Meio & Mensagem/Advertising Age para reconhecer o trabalho de mulheres que venceram barreiras para chegar a postos de liderança no mundo corporativo.

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Consultor e professor, é membro dos conselhos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&F Bovespa; participa do Conselho de Autorregulação do Código Abrasca, do Conselho de Stakeholders da Global Reporting Initiative (GRI) e do Comitê Técnico da Global Initiative for Sustainability Ratings (GISR). Por 18 anos foi executivo dos grupos Andrade Gutierrez e Vale, tendo atuado como diretor financeiro de subsidiárias em desenvolvimento de negócios e em investimentos em participações (M&A). Engenheiro civil, é mestre em Planejamento Energético e doutor em História e Filosofia da Ciência pela UFRJ, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e ADP pela London Business School. É conselheiro de administração certificado pelo IBGC e administrador de recursos de terceiros autorizado pela CVM.

 

Celina Borges Torrealba Carpi

Membro do Conselho de Administração da Libra Holding; membro do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; membro do Conselho Deliberativo do Rio Como Vamos; membro do Conselho de Administração da Social Accountability International (SAI).

 

 

Daniel Feffer

Vice-presidente corporativo da Suzano Holding e membro do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose; conselheiro da MDS-SGPS; presidente da Fundação Filantrópica Arymax; presidente do Instituto Ecofuturo; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES); membro do Conselho da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp); membro do Conselho da The Natural Conservancy (TNC); membro fundador do Conselho do Compromisso Todos pela Educação; membro do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC); membro do Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

Eduardo Ribeiro Capobianco

Sócio-fundador do Instituto Ethos; sócio e presidente da Agrocap, holding que controla as empresas Construtora Ferreira Guedes, Territorial São Paulo Mineração e ADTranz; fundador e presidente do Instituto São Paulo contra a Violência desde 1997; sócio-fundador e presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil desde 2000; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) desde 2004; presidente, de 1992 a 1996, e membro vitalício do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP); vice-presidente, de 1993 a 1995, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; sócio-fundador e ex-coordenador-geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).

 

Franklin Feder

Presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation, é responsável por liderar os negócios da companhia na América do Sul e os projetos de crescimento na região, além de trabalhar bem próximo ao governo e às comunidades para aprimorar o perfil institucional da Alcoa no país;  graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, Suíça.

 

 

Guilherme Peirão Leal

Sócio-fundador do Instituto Ethos; copresidente do Conselho de Administração da Natura; ex-presidente do Conselho Deliberativo e atual membro do Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio); membro do Conselho Consultivo da WWF Brasil; ex-presidente da Associação Brasileira de Venda Direta; fundador e ex-coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); ex-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; ex-conselheiro curador da Fundação Dom Cabral; ex-presidente da Assembleia dos Presidentes do Centro de Tecnologia Empresarial (CTE); ex-conselheiro e um dos fundadores do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; ex-membro do G-50, grupo de líderes empresariais da América Latina; ex-membro do Conselho de Empresários da América Latina (Ceal); ex-conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi); ex-membro do Conselho da Presidência da República para a Segurança Alimentar (Consea); ex-membro do Conselho da holding do Grupo Nueva; ex-membro do Conselho do Grupo O Estado de S. Paulo; voltado atualmente para o apoio à constituição da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas), uma parceria do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) com a Natura, e também ao estabelecimento do Instituto Arapyaú para a Educação e o Desenvolvimento Sustentável. Em 2010, foi candidato à vice-presidência da República na chapa encabeçada por Marina Silva.

José Vicente

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares; fundador e presidente do Instituto Afro-Brasileiro de Ensino Superior e da Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras); membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, do Conselho de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); membro titular da Rede Nossa São Paulo e do Movimento Todos pela Educação; conselheiro diretor da Fundação Care Brasil; advogado, mestre em administração e doutorando em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), com especialização em relações internacionais e polícia comunitária, em Fenix (EUA), e em combate ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro, em Roma (Itália).

Leila Cristina Velez

CEO e sócia fundadora da rede de institutos Beleza Natural, apoiada pelo Instituto Empreender Endeavor Brasil desde 2002, foi escolhida como uma das empreendedoras do novo Brasil pela revista Você S/A. Formada em administração de empresas, com especialização em marketing pela ESPM e MBA Executivo do Coppead (UFRJ), é palestrante sobre empreendedorismo, inovação, base da pirâmide e excelência no atendimento em eventos e em universidades no Brasil, Uruguai, Portugal, Estados Unidos Chile e Argentina.

 

 

Oded Grajew (Presidente Emérito)

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo; Sócio-fundador e presidente emérito do Instituto Ethos; sócio-fundador do movimento Todos pela Educação; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República; ex-assessor especial do presidente da República; membro do Conselho Consultivo do Global Compact; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; idealizador do Fórum Social Mundial; membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; fundador e coordenador de honra da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives).


Olinta Cardoso

Sócia-diretora da Matizes Comunicação; graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco.

 

 

Paulo Nigro

Presidente da Tetrapak no Brasil e vice-presidente da empresa nas Américas Central e do Sul, é formado em engenharia mecânica pela FAAP, com MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em gerência e administração de negócios pelo IMD Institute, de Lausanne, na Suíça. É membro dos conselhos da Canadian Waste Diversion Organization (organização preocupada com o destino correto dos resíduos), da Italian Industrial Association, do Instituto Coca-Cola, da Câmara Sueca de Comércio no Brasil e do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que o premiou como “Personalidade da Sustentabilidade 2009”.


Ricardo Young Silva

Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.

Roberto Waack

Fundador da Amata S.A. e presidente do seu Conselho Administrativo, é conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro de conselhos de organizações como Forest Stewardship Council (FSC), Global Reporting Initiative (GRI), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Empresas pelo Clima (EPC), da Fundação Getúlio Vargas, bem como  de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas e florestas. Foi presidente da Amata S.A., da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. É biólogo e mestre em administração de empresas pela FEA-USP, com concentração na área da nova economia institucional.

Tags:
  • Não há tags associadas a esse post