Indicadores Ethos

Compartilhar

Indicadores Ethos

icones-indicadores

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. A ferramenta é composta por um questionário que permite o autodiagnóstico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão na temática da RSE/Sustentabilidade.

Assista o vídeo sobre os Indicadores Ethos clicando aqui

A atual geração dos Indicadores Ethos, que será continuamente aprimorada, apresenta uma nova abordagem para a gestão das empresas e procura integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos para a sustentabilidade, baseando-se num conceito de negócios sustentáveis e responsáveis ainda em desenvolvimento. Além de ter maior integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, CDP, e outras iniciativas.

O que é um negocio sustentável e responsável?

É a atividade econômica orientada para a geração de valor econômico-financeiro, ético, social e ambiental, cujos resultados são compartilhados com os públicos afetadas. Sua produção e comercialização são organizadas de modo a reduzir continuamente o consumo de bens naturais e de serviço ecossistêmicos, a conferir competitividade a continuidade à própria atividade e a promover e manter o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. Embora traga medidas de desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social, esta ferramenta não se propõe a medir o desempenho das empresas nem reconhecer empresas como sustentáveis ou responsáveis.

Quer saber o que sua empresa ganha com os Indicadores Ethos?

 


 

Estrutura do Questionário

Conheça o nosso conteúdo 

O questionário é agrupado em 4 dimensões que seguem o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) e complementado pela dimensão Visão e Estratégia.

As dimensões são desdobradas em temas inspirados na Norma ISO 26000, os quais, por sua vez, desdobram-se em subtemas e, posteriormente, em indicadores. O conteúdo dos Indicadores Ethos preserva a estrutura que os consolidou como ferramenta de aprendizado: questões de profundidade, questões binárias e questões quantitativas. Cada indicador é composto por esses três tipos de questões, sendo as de profundidade e as binárias obrigatórias para a elaboração do relatório de diagnóstico. As questões quantitativas são opcionais e recomenda-se que sejam preenchidas na etapa de planejamento.

 



Sistema On-line

  Acesse o sistema on-line

Empresas associadas ao Instituto Ethos tem acesso pleno ao do sistema dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, podendo utilizar todas as funcionalidades e relatórios disponíveis na plataforma. Para empresas não associadas, é permitido o uso limitado, podendo realizar seu diagnóstico individual. Clique aqui e conheça a política de uso dos Indicadores Ethos.

Ao aplicar os Indicadores Ethos, a empresa associada recebe um relatório de diagnóstico sobre seu desempenho ao longo de todo o questionário, comparando-o com o de todas as empresas participantes, com o daquelas que fazem parte de seu setor e com o das que seguiram o mesmo critério no processo de aplicação. Empresas não associadas tem acesso ao seu desempenho individual na tela do sistema, sem acesso aos comparativos e demais funcionalidades.

Conheça as demais funcionalidades do sistema:

Planejamento.

Com a aplicação dos Indicadores Ethos, as empresas terão a possibilidade de escolher de que questões vão tratar e gerenciar, a partir do sistema on-line. Essa ferramenta permitirá estabelecer e acompanhar as metas, prazos e recursos.

Relato de sustentabilidade.

Este mecanismo facilita a identificação de informações em sustentabilidade para as partes interessadas e a partir da perspectiva delas. Com o propósito de estabelecer o diálogo com elas, as empresas serão estimuladas a compartilhar seções ou indicadores específicos. Da mesma forma, os diferentes grupos que as compõem serão estimulados a compreender, a partir de informações e dados de RSE/sustentabilidade, como as empresas podem, de fato, contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Aprofundamento temático e Monitoramento de compromissos e pactos.

Empresas signatárias de pactos e compromissos em sustentabilidade promovidos pelo Instituto Ethos terão à disposição o sistema on-line dos Indicadores Ethos como ferramenta para avaliar e acompanhar seu desempenho individual e o das empresas participantes desses fóruns, sendo disponibilizados também para as empresas que ainda não aderiram a estes pactos e compromissos mas que desejam se aprofundar nos temas propostos. Conheça os Guias Temáticos disponíveis, clicando aqui.

Orientação para o enquadramento nos estágios.

O novo sistema on-line auxiliará a empresa na identificação do estágio mais adequado para determinada prática, ao ressaltar o mais apropriado, considerando a escolha dos indicadores binários. Funciona como uma informação adicional para a empresa, que deverá refletir e efetuar a escolha do estágio que julgar mais adequado.

Relatórios para gestão de informação.

Além do relatório de diagnóstico disponível a partir da aplicação dos Indicadores Ethos, a empresa terá à sua disposição novos relatórios que a apoiarão na gestão da informação, para uso interno ou para a divulgação às partes interessadas. Tais relatórios estarão disponíveis em diferentes formatos, a partir da GRI G4, do CDP, da ISO 26000 e do Pacto Global. As informações inseridas no sistema estarão acessíveis no formato desses instrumentos, de modo a apoiar e otimizar o tempo das empresas que os utilizam. Mais iniciativas serão inseridas proximamente.

O novo sistema on-line de aplicação dos Indicadores Ethos prevê a migração dos dados inseridos no sistema anterior. Com isso, as empresas terão acesso a seus antigos questionários e relatórios de diagnóstico. Acesse o simulador para conhecer o sistema on-line.


Confidencialidade

O Instituto Ethos não divulga o desempenho das empresas que respondem os Indicadores Ethos, respeitando o sigilo e a confidencialidade das informações.

Para acessar o Programa Indicadores Ethos na Cadeia de Valor, clique aqui

 

Patrocínio Indicadores Ethos 


 


Saiba mais sobre os Indicadores Ethos em:

 

Salvar


Documentos de apoio a aplicação

Documentos de apoio a aplicação

Para apoiar a utilização dos Indicadores Ethos elaboramos alguns materiais e guias de orientação.

Saiba Mais

Guias Temáticos

Guias Temáticos

Série de guias temáticos para avaliar e acompanhar o desempenho das empresas signatárias de compromissos e pactos promovidos pelo Instituto Ethos e em parceria com outras organizações.

Saiba Mais

Política de uso do sistema on-line

Política de uso do sistema on-line

Política de Uso do Sistema On-line do Instituto Ethos - Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis.

Saiba Mais

Indicadores Ethos na América Latina

Indicadores Ethos na América Latina

Indicadores na América Latina por meio do Plarse.

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.