Iniciativas

Projetos, campanhas e ferramentas desenvolvidas e apoiadas pelo Instituto Ethos.

sitemap:

Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis

Recomende por e-mail

 

 

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. A ferramenta é composta por um questionário que permite o autodiagnóstico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão na temática da RSE/Sustentabilidade.

A atual geração dos Indicadores Ethos, que será continuamente aprimorada, apresenta uma nova abordagem para a gestão das empresas e procura integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos para a sustentabilidade, baseando-se num conceito de negócios sustentáveis e responsáveis ainda em desenvolvimento. Além de ter maior integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, CDP, e outras iniciativas.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. Embora traga medidas de desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social, esta ferramenta não se propõe a medir o desempenho das empresas nem reconhecer empresas como sustentáveis ou responsáveis.

 

Estrutura do Questionário

O questionário é agrupado em 4 dimensões, que seguem o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) e complementado pela dimensão Visão e Estratégia. As dimensões são desdobradas em temas inspirados na Norma ISO 26000, os quais, por sua vez, desdobram-se em subtemas e, posteriormente, em indicadores.

 

O conteúdo dos Indicadores Ethos preserva a estrutura que os consolidou como ferramenta de aprendizado: questões de profundidade, questões binárias e questões quantitativas. Cada indicador é composto por esses três tipos de questões, sendo as de profundidade e as binárias obrigatórias para a elaboração do relatório de diagnóstico. As questões quantitativas são opcionais e recomenda-se que sejam preenchidas na etapa de planejamento.

 

Sistema On-line

O uso do sistema dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis é exclusivo para empresas associadas ao Instituto Ethos, que podem utilizá-lo na forma individual ou aderindo ao Programa de Cadeia de Valor. Clique aqui e conheça a política de uso dos Indicadores Ethos.

Ao aplicar os Indicadores Ethos, a empresa recebe um relató­rio de diagnóstico sobre seu desempenho ao longo de todo o questionário, comparando-o com o de todas as empresas participantes, com o daquelas que fazem parte de seu setor e com o das que seguiram o mesmo critério no processo de aplicação.

 

Conheça aqui as demais funcionalidades do sistema:

Planejamento. Com a aplicação dos Indicadores Ethos, as empresas terão a possibilidade de escolher de que questões vão tratar e gerenciar, a partir do sistema on-line. Essa ferramenta permitirá estabelecer e acompanhar as metas, prazos e recursos.

Relato de sustentabilidade. Este mecanismo facilita a identificação de informações em sustentabilidade para as partes interessadas e a partir da perspectiva delas. Com o propósito de estabelecer o diálogo com elas, as empresas serão estimuladas a compartilhar seções ou indicadores específicos. Da mesma forma, os diferentes grupos que as compõem serão estimulados a compreender, a partir de informações e dados de RSE/sustentabilidade, como as empresas podem, de fato, contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Aprofundamento temático e Monitoramento de compromissos e pactos. Empresas signatárias de pactos e compromissos em sustentabilidade promovidos pelo Instituto Ethos terão à disposição o sistema on-line dos Indicadores Ethos como ferramenta para avaliar e acompanhar seu desempenho individual e o das empresas participantes desses fóruns, sendo disponibilizados também para as empresas que ainda não aderiram a estes pactos e compromissos mas que desejam se aprofundar nos temas propostos.

Orientação para o enquadramento nos estágios. O novo sistema on-line auxiliará a empresa na identificação do estágio mais adequado para determinada prática, ao ressaltar o mais apropriado, considerando a escolha dos indicadores binários. Funciona como uma informação adicional para a empresa, que deverá refletir e efetuar a escolha do estágio que julgar mais adequado.

Relatórios para gestão de informação. Além do relatório de diagnóstico disponível a partir da aplicação dos Indicadores Ethos, a empresa terá à sua disposição novos relatórios que a apoiarão na gestão da informação, para uso interno ou para a divulgação às partes interessadas. Tais relatórios estarão disponíveis em diferentes formatos, a partir da GRI G4, do CDP, da ISO 26000 e do Pacto Global. As informações inseridas no sistema estarão acessíveis no formato desses instrumentos, de modo a apoiar e otimizar o tempo das empresas que os utilizam. Mais iniciativas serão inseridas proximamente.

O novo sistema on-line de aplicação dos Indicadores Ethos prevê a migração dos dados inseridos no sistema anterior. Com isso, as empresas terão acesso a seus antigos questionários e relatórios de diagnóstico.

 

Confidencialidade

O Instituto Ethos não divulga o desempenho das empresas que respondem os Indicadores Ethos, respeitando o sigilo e a confidencialidade das informações.

 

Saiba mais sobre os Indicadores Ethos em:

 

 

 

Tags:
  • Não há tags associadas a esse post