Instituto Ethos

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Linha Ética

Eixo temático

• Direitos Humanos

• Público Interno

 

Data de início

2010

 

Principal objetivo da prática

Receber denúncias internas de potenciais atos fraudulentos ou de corrupção por um canal objetivo, simples e formal.

 

Motivação

Um dos ativos mais valiosos de uma companhia é sua reputação em termos de integridade, profissionalismo e imparcialidade. Esse compromisso da empresa com elevados padrões de comportamento ético está expresso nos princípios fundamentais contidos em suas normas de conduta empresarial, que orientam e direcionam todos os funcionários para que possam tomar decisões corretas.

Para supervisionar a implementação e o cumprimento dessas normas, além do Comitê de Ética, foi criado um canal de comunicação interno chamado Linha Ética, por meio da qual todo funcionário pode e deve relatar qualquer violação a seu conteúdo ou de qualquer lei ou política da empresa.

A disponibilidade desse canal denota o compromisso da empresa com a boa governança corporativa e uma postura proativa em relação a fraudes e condutas irregulares, possibilitando melhorias no ambiente de trabalho e a abertura de capital.

 

Descrição da prática

A Linha de Ética é uma linha telefônica gratuita, operada por uma empresa externa com experiência em processamento de chamadas sensíveis, reservada especificamente para comunicações internas sobre potenciais violações de questões de ética e compliance.

Os interessados podem denunciar anonimamente, com garantia de confidencialidade das informações, exceto quando sua divulgação for autorizada pela companhia ou exigida por lei.

A gestão é feita desde o processo de denúncia até seu encerramento, permitindo que o resultado seja publicado.

 

Parceria

Áreas de RH e Comunicação.

 

Investimento

  • Book de conduta;
  • Treinamento;
  • Chats com gestores via internet;
  • Profissionais para investigação;
  • Site de coleta de informação: www.resguarda.com

 

Ferramentas de gestão

  • Comitê de Ética;
  • Book de divulgação;
  • Monitoramento de denúncias e apurações;
  • Semestralmente, reforço da divulgação e chats com gestores.

 

Resultados e benefícios

  • Redução de reclamações dos funcionários;
  • Maior consciência dos gestores;
  • Mudança de cultura.

 

Contato

Nome: Daniela Basso

E-mail: daniela.basso@br.mcd.com

 

Dados da empresa

Nome: McDonald’s Brasil

Setor: Alimentação

Porte: Grande

Localização: São Paulo

Website: www.mcdonalds.com.br

CONTATO

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