Projetos

sitemap:

Fórum Clima

Recommend to a friend

O projeto Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas é um grupo de trabalho criado para acompanhar os compromissos da “Carta Aberta ao Brasil sobre Mudanças Climáticas”. O fórum é composto por empresas e organizações que acreditam que o setor empresarial pode dar sua contribuição para que o mundo realize a necessária transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando novas oportunidades de negócios e reduzindo significativamente os impactos negativos das mudanças climáticas sobre o planeta.

A Carta Aberta foi lançada em agosto de 2009 por lideranças empresariais que, por meio do documento, assumiram uma série de compromissos voluntários, dentre os quais o de reduzir suas emissões de carbono. Propuseram ações ao governo federal que diziam respeito ao seu posicionamento na 15ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) e à gestão interna da questão. Com isso, o Brasil foi um dos poucos países a assumir publicamente, na Conferência do Clima de Copenhague, a meta nacional de redução de carbono de 38% até 2020.

O grupo de trabalho tem por objetivo acompanhar os compromissos das empresas e realizar um diálogo entre o governo e o setor empresarial para que as políticas de enfrentamento às mudanças climáticas possam atingir os melhores resultados. O grupo conta com a participação de 11 empresas e duas organizações apoiadoras, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única) e o Fórum Amazônia Sustentável. O Instituto Ethos realiza a secretaria executiva do projeto.

Desde 2011, o Fórum Clima tem focado seus esforços em trabalhos que contribuam para a harmonização das políticas públicas sobre mudanças climáticas. Dessa forma, foi lançado em abril daquele ano o estudo O Desafio para Harmonização das Políticas Públicas sobre Mudanças Climáticas, elaborado em parceria com o Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo.

As empresas participantes do fórum são Alcoa, Carrefour, CBMM, CPFL Energia, CSN, InterCement, Grupo Libra, Natura, Odebrecht, Samarco e Walmart Brasil.

Visite o site do Fórum Clima

Tags:
  • No h tags associadas a esse post

Publicações Relacionadas