Instituto Ethos

Compartilhar

Projeto ViraVida

Eixo temático

• Direitos Humanos

• Comunidade e Sociedade

 

Data de início

Fevereiro de 2011

 

Principal objetivo da prática

Promover a elevação da autoestima e da escolaridade dos participantes, por meio de um processo socioeducativo, para que descubram seu próprio potencial e assim conquistem sua autonomia. Aliado a um leque de oportunidades sustentáveis e interligado ao sistema de garantia de direitos e amparado por uma rede de instituições cooperadas, prevê atendimento integral, financiamento aos estudos e acompanhamento dos jovens durante o período de formação.

 

Motivação

Não há estatísticas que dimensionem o universo de jovens explorados sexualmente no Brasil. A Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescente para Fins de Exploração Sexual Comercial (Pestraf) confirma a existência de uma estreita relação entre pobreza, desigualdades regionais e as rotas de tráfico e exploração sexual de mulheres e jovens, cujo fluxo ocorre das zonas rurais para as zonas urbanas, das regiões menos desenvolvidas para as mais desenvolvidas.

Esse mesmo estudo mostra que a exploração sexual é uma violência de gênero (as meninas são majoritariamente as mais exploradas), de etnia (são pardas e negras) e intergeracional (na maioria das situações o explorador é adulto).

 

Descrição da prática

Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Os alunos recebem reforço escolar e atendimento médico e odontológico, capacitação em empreendedorismo e cursos de qualificação profissional, construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado e o perfil e as expectativas de cada um. Também contam com atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

 

Parcerias

No Estado do Rio de Janeiro o projeto conta com os seguintes parceiros, além das instituições que integram a Rede de Enfrentamento da Exploração Sexual:

• Sesi – reforço escolar (Língua Portuguesa e Matemática), Vivência Cidadã, atendimento médico e gestão do projeto;

• Senai/Senac – cursos de qualificação profissional;

• Sebrae – capacitação em empreendedorismo;

• Sesc – oficinas culturais e esportivas;

• UNICEF/WELLA – Fornecimento de equipamentos, material e produtos para curso de cabeleireiro.

• Instituto Vida Real/Fundação Xuxa Meneghel / Secretaria Municipal de desenvolvimento Social/ Coordenadoria de Assistência Social/ Centro de Referência de Assistência Social/ Secretaria Municipal de Saúde(Clinica da Família) e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer – indicação dos jovens para formação das turmas, e acompanhamento dos alunos e cessão de espaço para as atividades do projeto.

 

Investimento

O Departamento Nacional do Sesi destinou cerca de R$ 2,6 milhões para a realização do projeto no Estado do Rio de Janeiro. Entre os investimentos realizados estão:

• pagamento de bolsas-auxílio, transporte e alimentação para os alunos participantes do projeto, além da aquisição de equipamentos necessários para as atividades;

• contratação de cinco profissionais que formam equipe psicossocial (assistente social, psicólogo, pedagogo, técnico da área de empregabilidade e uma profissional coordenadora operacional do projeto;

• adequação do espaço físico exclusivo para os profissionais no centro do Rio de Janeiro, voltado para a realização das atividades do projeto, incluindo atendimentos psicossociais para os jovens.

 

Resultados e benefícios

• 7 turmas implementadas no Estado do Rio de Janeiro;

• 13 jovens capacitados pelo Senai (panificação e confeitaria);

• 18 jovens capacitados pelo Senac (serviços administrativos);

• 14 jovens sendo em capacitadosção pelo Senac (gastronomia);

• 21 jovens em capacitação pelo SENAC (serviços administrativos)

• 17 jovens em capacitação pelo SENAC em parceria UNICEF/WELLA (beleza e cabelo)

• 38 jovens em capcitação pelo SENAI em parceria com o PRONATEC (operador em computação)

• 22 jovens egressos do projeto inseridos no mercado de trabalho.

 

Ferramentas de gestão

Relatórios de monitoramento de atividades.

 

Contato

Nome: Ana Cristina Madeira Nascimento

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Sesi – RJ – Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro

Setor: Entidade Empresarial

Porte: Grande

Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Website: www.firjan.org.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.