Instituto Ethos

Compartilhar

Sistema Dilúvio

Eixo temático

Público interno

 

Principal objetivo da prática

Reduzir riscos e promover maior segurança em caso de acidentes de incêndio.

 

Motivação

Para apagar o foco de incêndio, o brigadista necessitava adentrar a máquina em posse de extintores e máscara autônoma – uma exposição a acidentes, além do tempo de atendimento ser grande, o que tendia a aumentar as proporções do incêndio.

 

Descrição da prática

O Sistema Dilúvio é um sistema de atendimento rápido e seguro a incêndios ocorridos dentro de estufas de ar quente de máquinas do processo produtivo. Consiste na implantação de tubos na máquina que permitem a injeção de vapor quando um incêndio começa.

O principal passo para implantação da prática foi elaborar o projeto de tubulação adequado para cada uma das máquinas (Rama 1, Rama 2 e pad steam) da área de acabamento. Para garantir a eficácia do sistema buscou-se a orientação e aprovação da área de segurança do trabalho. Por fim, houve a instalação do sistema (tubos).

Na etapa de implantação, a principal dificuldade foi projetar o mecanismo de forma a direcionar o vapor aos locais corretos, sem prejudicar a qualidade do produto executado na máquina nem alterar a estrutura desta.

O Sistema é inovador, porque se trata de um sistema simples, mas muito eficiente nos casos de foco de incêndio na parte interna da máquina, um local de difícil acesso. E sustentável, porque deixa de gerar resíduos oriundos de incêndios em grande proporção e não atenta contra a segurança patrimonial, além de reduzir o risco de acidentes.

 

Investimento

Por se tratar de um projeto simples, a instalação foi realizada pelos próprios mecânicos da manutenção preventiva da área. O investimento para prover o sistema para as três máquinas foi de R$ 4.800, utilizados na aquisição de materiais (cem metros de tubo galvanizado 2”, dez cotovelos galvanizados 2”, seis válvulas tripartida passagem – plena 2” e doze luvas galvanizadas 2”).

 

Resultados e benefícios

A não utilização de extintores para eliminar os focos de incêndio e a não geração de resíduos de incêndio de grandes proporções, devido à eficiência desta prática em debelá-lo, sã. Já no que se refere ao impacto positivo às pessoas, destacasse o aumento da segurança dos colaboradores das máquinas envolvidas no princípio de incêndio e no seu entorno, bem como a perenidade dos negócios da empresa, que continuará a beneficiar a comunidade onde está inserida.

Assegurando um tempo reduzidíssimo para uma intervenção do Sistema Dilúvio sobre o princípio de incêndio. Há muitos anos, a falta de um sistema como esse foi responsável pela perda total de uma das Ramas, o que acabou por comprometer o atendimento à demanda do mercado, afetando a imagem da empresa junto a seus clientes.

Essa já é uma prática também na unidade de Socorro da Tavex Brasil. Para replicá-la, é necessário analisar se o projeto da máquina permite tais adequações, submetê-lo à aprovação da segurança do trabalho e realizar a instalação de tubos e válvulas de bloqueio por pessoal devidamente treinado. Por ser de simples implantação, a prática pode ser replicada para máquinas de outros setores que possuam partes de difícil acesso e propensas a incêndio.

De forma indireta, esta prática tem impactado positivamente nos clientes devido à disponibilidade da máquina, uma vez que o atendimento ao incêndio é rápido e eficaz (a máquina pode voltar rapidamente a operação). Além disso, a redução do risco de acidentes melhora a imagem da empresa.

 

Contato

Nome: Fábio Lavezo

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Tavex Corporation

Setor: Textil

Porte: Grande

Localização: Estado de São Paulo

Website: www.tavex.com.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.