NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

A responsabilidade do setor privado quanto à saúde sexual e reprodutiva no Brasil

17/05/2018

Compartilhar

Gerente do Ethos explica necessário engajamento das empresas

Em vídeo, Marina Ferro, gerente executiva de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, explica importância do engajamento do setor privado na campanha “Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro”, que conta com organizações do setor privado e filantrópicas, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas. O Ethos apoia a iniciativa e integra a Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil.

A campanha consiste em um amplo movimento em prol da saúde sexual, reprodutiva e direitos, que coloca as mulheres e adolescentes brasileiras no centro do debate com a pretensão de mobilizar em todo o país ações de apoio e empoderamento a estas para tomar decisões autônomas sobre sua sexualidade – sobre engravidar ou não, quando e quantos filhos ter e sobre como vivenciar a maternidade.

Dados da pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, revelam que aproximadamente 30% das mulheres que deram à luz em hospitais selecionados disseram que não desejaram a gestação atual. No Brasil, ainda conforme a Fiocruz, a cada 100 mil bebês nascidos vivos, 143 mães morriam antes de 1990. Esse número caiu consideravelmente entre 1990 e 2015, mas, seguiu elevado e preocupante: para o mesmo número de bebês nascidos vivos, 61 mulheres vieram a óbito em 2015.

A iniciativa “Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro” busca também promover especialmente três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o ODS 3, que busca assegurar vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades; o ODS 5, que defende a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e jovens; e o ODS 17, que indica o fortalecimento parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.

Assista aqui ao vídeo.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.