NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

B.Braun Brasil é a primeira empresa do setor farmacêutico a implementar o Programa Cadeia de Valor

Multinacional alemã, líder no segmento médico-hospitalar, adota os Indicadores Ethos

02/05/2017

Compartilhar

A partir de um reposicionamento de mercado que tem a integridade como diferencial competitivo, a B. Braun e o Instituto Ethos firmaram, no último dia 25 de abril, parceria para a implementação do programa Cadeia de Valor, que auxilia empresas a implementarem medidas de gestão sustentável junto aos seus distribuidores, fornecedores, clientes e demais parceiros de negócios.

O programa consiste na adoção do Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, dos Indicadores Ethos, como ferramenta para o diagnóstico e planejamento de ações corretivas ou de aprimoramento a serem implementadas pelos seus participantes, incluindo atividades de capacitação, atendimento e assessoria individual.

Para Alvaro Americano, Head da Divisão Aesculap da B. Braun, este tipo de iniciativa contribui para a formação de um mercado mais ético e justo. “Queremos, com isso, demonstrar que é possível fazer essa construção, lado a lado com nossos parceiros, com respeito, coragem e transparência. A intenção é fazer com que toda nossa rede de distribuidores adote as mesmas boas práticas que nós adotamos na B. Braun Brasil, na matriz na Alemanha e em cada um dos países em que estamos presentes, no mundo. A B. Braun está convicta de que a conformidade é hoje um diferencial, mas temos a certeza de que, num futuro muito próximo, será uma exigência sem a qual não se fará negócios no Brasil”.

Pesquisa realizada pela consultoria KPMG revelou que, cerca de 40% das empresas brasileiras não possuem uma política anticorrupção implementada, apesar disso, já estão endereçando algumas ações para proporcionar a prática da função de Compliance e fortalecer os mecanismos de governança. Ainda segundo a pesquisa, quanto mais ética e transparente for a empresa, mais competitiva ela fica no mercado. “Atualmente o Brasil vive uma crise econômica e ética. Aderir ao Programa Cadeia de Valor é uma saída das empresas para se destacar no mercado. A iniciativa da B. Braun é pioneira e única no setor. Liderar um processo de sustentabilidade por meio da promoção da integridade nas relações de negócio certamente irá impactar positivamente o desempenho, a competitividade e os resultados de todas as partes envolvidas, assim como do próprio setor e do mercado”, destaca Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos, durante palestra de apresentação do programa para distribuidores de órteses, próteses, motores e instrumentais cirúrgicos da B. Braun.

Para a B. Braun, agir sustentavelmente significa promover boas práticas, assumindo genuinamente, o compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a cultura em cada região em que opera seus negócios. “Desde janeiro, estamos promovendo o resgate de valores fundamentais e engajando nossos colaboradores em nossa cultura corporativa. Queremos garantir a sustentabilidade do nosso negócio e nesse processo é fundamental que os nossos distribuidores também estejam alinhados com os objetivos da companhia”, reforça Neide Kawabata, Diretora-Presidente da B. Braun. “Somente através de iniciativas transformadoras nas comunidades e na sociedade, seremos capazes de construir um país mais justo para todos”, declara.

Segundo Daniele Bittencourt Lopes, Diretora Jurídica e de Compliance da B. Braun Brasil, nesse primeiro momento, somente distribuidores poderão participar da etapa de adesão ao programa e terão todo o apoio da B. Braun na implantação dos seus próprios programas de Compliance. O processo deverá durar até abril de 2018.  “Queremos, cada vez mais, contribuir para a construção e consolidação de um mercado saudável de produtos para a saúde. Para a B. Braun a  integridade é um valor do qual não abrimos mão, mesmo que isso impacte no resultado”, afirma ao ressaltar que, a partir do próximo ano, só serão aceitos como parceiros comerciais as empresas que tiverem aderido ao Programa Cadeia de Valor.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.