NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Brasil piora no ranking de corrupção

22/02/2018

Compartilhar

Estudo compara a percepção em relação à corrupção em 180 países

 

Como a corrupção no setor público é percebido pelo setor privado? Esta é a resposta que o Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional (TI) traz, que apresentou os resultados de 2017 no último dia 21. Como não é nenhuma surpresa, o Brasil é considerado um país bastante corrupto, mas este ano, ele caiu 17 posições do ranking e agora passa a ocupar a posição 96 com apenas 37 pontos. Segundo a metodologia do estudo, quanto mais próximo de 100, menos corrupto o país é considerado. A estabilização no ranking em 2016 parecia indicar que o país estava encontrando caminhos para este desafio, o que não se confirmou.

Segundo a TI, países com a pontuação menor que 50 não estão se esforçando para tomar medidas para combater efetivamente a corrupção. Em especial no caso do Brasil, Bruno Brandão, representante da instituição no Brasil diz que pouco foi feito para combater a corrupção sistêmica, em especial por conta das questões políticas envolvidas. “Ao contrário, a velha política que se aferra ao poder sabota qualquer intento nesse sentido. Se as forças que querem estancar a sangria se mostram bastante unidas, a população se divide na polarização cada vez mais extremada do debate público, o que acaba anulando a pressão social e agravando ainda mais a situação”, apresentou Brandão.

Caio Magri, diretor presidente do Ethos, comentou sobre o assunto no Bom Dia Brasil do dia 22. Confira aqui a matéria completa.

Para conhecer as ações de integridade do Instituto Ethos, clique aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Transparência Internacional

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.