NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Caminhos para promoção da integridade no setor esportivo é chave para o seu desenvolvimento

17/07/2018

Compartilhar

Encontro que contou com a presença do COB, Flamengo e Lars Grael aconteceu na Conferência do Rio

Inúmeros escândalos envolvendo o setor esportivo no Brasil e fora dele foram revelados nos últimos anos. E não é possível negar que por mais que apenas uma ou duas pessoas estivessem envolvidas, a reputação de toda uma organização fica manchada, incluindo as companhias que atrelam suas marcas a elas, como é o caso dos patrocinadores. Assim, a promoção de práticas mais éticas e transparentes neste setor deve ser estimulada. Foi sob este contexto que surgiu a iniciativa Rating Integra, que foi discutida em mesa da Conferência Ethos 20 Anos – Rio de Janeiro que contou com a participação de Ana Lúcia de Melo Custodio, gerente executiva de gestão para o desenvolvimento sustentável do Instituto Ethos; Eduardo Carvalho Bandeira de Mello, presidente do Clube de Regatas do Flamengo; Lars Grael, atleta e velejador e Paulo Wanderley Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

Nos últimos anos, o país foi protagonista em grandes eventos esportivos, incluindo Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo e Olimpíadas, colocando olhos sob este setor. Além disso, os diversos casos que vieram à tona estimularam uma mudança na Lei Pelé, que entre outros avanços, limitou o tempo máximo de permanência nos cargos de gestão das entidades esportivas. Mas as transformações também aconteceram por movimentos das organizações esportivas e dos próprios patrocinadores, incluindo o Pacto pelo Esporte. “Acredito que as entidades que não se associam ao Pacto tendem a se isolar, incluindo o isolamento de patrocínios. Porque a iniciativa dá mais segurança ao investidor ao vincular sua marca com determinada entidade”, indicou Lars Grael. E completou “O Pacto pelo Esporte, além da própria integração do Rating, é um processo que está oxigenando o esporte brasileiro”.

A aderência ao Rating também se reflete nas organizações associadas ao COB. “Das 35 das associadas ao COB, 20 já deram ok para entrar no processo do Integra”, compartilhou o presidente do COB.

A ferramenta, que tem como objetivo promover a governança e integridade das entidades esportivas em um conjunto de 20 indicadores, é um desdobramento de uma ação inicial, o Pacto pelo Esporte. “Quando surgiu o Pacto pelo Esporte, o Flamengo não teve dúvidas. E temos orgulho de dizer que fomos o primeiro clube a ter todos os requisitos necessários para o Pacto”, apresentou o presidente do Flamengo. O clube também se orgulha das suas conquistas nas áreas de ética e desenvolvimento sustentável, como é o caso da regularização das contribuições trabalhistas e salários. “A situação era difícil, mas aproveitamos para criar uma oportunidade de ser exemplo. Com isso, a recompensa veio: ganhamos diversos prêmios de gestão esportiva e transparência”, finalizou Bandeira.

Conheça o Pacto pelo Esporte aqui e o Rating Integra aqui.

 

Foto: Adilson Lopes

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.