NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Celina Carpi é eleita presidente do Conselho Deliberativo do Ethos

11/03/2015

Compartilhar

Conselheira da entidade desde a sua fundação, Celina vai atuar ao lado de Franklin Feder, que na mesma ocasião foi eleito vice-presidente.     

Celina Carpi é a nova presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos. Eleita pelos membros do conselho, no último dia 23 de fevereiro, para um mandato de três anos, ela vai atuar ao lado de Franklin Feder, que na mesma ocasião foi eleito vice-presidente do órgão. Celina substitui Sérgio Mindlin, sócio-fundador do Ethos e sócio-diretor da consultoria Ação Responsável, que esteve à frente do conselho nos últimos seis anos e segue como seu membro.

Conselheira do Ethos desde a sua fundação, Celina Carpi é membro do Conselho de Administração da Libra Holding, operadora portuária e de logística de comércio exterior, da qual foi executiva durante muitos anos. Atua também como presidente do Conselho da Rio Como Vamos, iniciativa que monitora a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro. É membro do Conselho da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e participa da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Formada em engenharia civil pela UFRJ e em direito pela Universidade Cândido Mendes, Celina tem pós-graduação em políticas públicas na EPPG/Iuperj e em sociologia política e cultura na PUC-RJ. Cursou MBA no Insead e fez mestrado em sustentabilidade e gestão ambiental na Universidade Harvard.

Franklin Feder, que assume a vice-presidência do conselho, foi, até fevereiro de 2014, presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation. É graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (Eaesp-FGV), com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça.

Nova etapa

Em reunião com a equipe do Instituto Ethos, na última quarta-feira (4/3), na qual foram anunciados oficialmente os resultados da eleição, Mindlin contou algumas de suas experiências como presidente do Conselho Deliberativo, relembrou momentos de seus dois mandatos e falou da importância de renovar os líderes para a boa governança. “Estou convencido de que essa mudança na presidência do Conselho Deliberativo será fundamental para o instituto”, disse.

Mindlin assumiu a função em 2009, sucedendo o também sócio-fundador Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos. Na época, o diretor-presidente da organização era Ricardo Young, que em abril do ano seguinte renunciou ao cargo para investir em sua carreira política. Com sua saída, Grajew voltou a ocupar a presidência temporariamente, até que Jorge Abrahão foi eleito para a posição, no final de 2010.

Mindlin conta que foi sucessor de Grajew em outras duas organizações: ele deu continuidade ao trabalho do colega no Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e na Fundação Abrinq.

Entre as ações conduzidas por sua gestão ao longo dos últimos seis anos está a criação do Comitê de Governança do Ethos, formado por um grupo de membros do conselho com vasta experiência no tema. “A implantação de comissões para tratar especificamente de estratégia e liderança é uma prática comum em grandes empresas e trouxe resultados positivos para o instituto”, afirmou Mindlin.

Ao assumir a palavra, Celina Carpi elogiou a liderança de Mindlin e falou da expectativa de dar continuidade ao trabalho do antecessor, que, segundo ela, mudou o patamar da governança do Ethos nos últimos anos. “Quando o Ethos nasceu, nós, fundadores, tínhamos um sonho: fazer a diferença e transformar o país, com a ajuda de empresários e de suas organizações. É uma honra fazer parte da história do instituto, pois acredito muito no trabalho da equipe. Esta é uma nova etapa, que será desafiadora e me permitirá contribuir de forma diferente do que eu vinha fazendo até então”, afirmou.

Franklin Feder também falou de suas motivações e expectativas para os próximos anos de mandato: “Mais do que nunca, a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de maneira socialmente responsável é relevante e pertinente. Tenho um imenso orgulho de poder contribuir para que o Instituto Ethos continue cumprindo diariamente este seu objetivo”.

“Celina e Franklin são nossos companheiros de longa data no Conselho do Ethos, com uma capacidade de trabalho impressionante e absolutamente identificados com nossa missão, à qual passam a se dedicar com maior afinco a partir de agora”, diz Jorge Abrahão, diretor-presidente da entidade. “Além disso, Celina é a primeira mulher a assumir a presidência do nosso Conselho Deliberativo, o que é também uma sinalização num tema muito caro ao Ethos – a valorização da mulher nas empresas.”

Abrahão menciona ainda a importante contribuição de Sérgio Mindlin às ações realizadas pelo instituto, sobretudo nos últimos seis anos, como presidente do conselho. “Sua atuação foi fundamental para o aperfeiçoamento do nosso trabalho e para viabilizar as conquistas que obtivemos nesse período. Além de importante mediador, Sérgio foi estimulador de inúmeras iniciativas no Ethos.”

Por Talitha Paratela e Benjamin Gonçalves

Na foto: Da esquerda para a direita, Franklin Feder, Celina Carpi e Sérgio Mindlin.
Crédito: Eliana Baptista 

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.