ETHOS MOBILIDADE

Coordenadora do Ethos palestra em evento sobre mobilidade


23/10/2017

Compartilhar

Projeto liderado pelo instituto busca incluir empresas no debate acerca de práticas sustentáveis e inclusivas

Flavia Resende, coordenadora de projetos em práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, esteve presente em evento da Virada da Mobilidade, em 20 de setembro, a convite da Caronetas, participante do ForumMobi. O evento foi realizado na Basf e contou com a participação de Janaina de Mendonça Fernandes (FGV), Hagop Armenio Barsoumian (Instituto Saúde e Sustentabilidade), Ricardo Haag (Michael Page) e Fabíola Cidral (Rádio CBN).

Durante o painel, Janaina da FGV apresentou dados sobre a última pesquisa que realizou sobre o acesso ao metrô e BRT do Rio de Janeiro, entre os dados, a indicação de que os custos com deslocamentos na cidade podem chegar até 40% do salário. Flavia Resende apresentou a iniciativa ForumMobi, fruto da parceria entre Ethos e Instituto Friedrich Naumann e enfatizou a importância do engajamento do setor empresarial na transformação da mobilidade nas cidades. “A transformação da sociedade começa pelas pessoas e nada mais tangível do que o deslocamento e mobilidade das pessoas. Sem o engajamento das empresas na melhoria das suas práticas de mobilidade, qualquer atividade nesse sentido fica incompleta e tem pouca efetividade”.

O ForumMobi irá lançar, ainda este ano, o Guia Temático de Mobilidade dos Indicadores Ethos, que tem como principal objetivo ajudar as organizações a aprimorarem suas práticas de mobilidade. Além disso, o grupo tem acompanhado também as discussões acerca do edital de licitação do transporte coletivo de São Paulo, com previsão de lançamento para novembro, com a visão de que garantir transporte público de qualidade e seguro para as pessoas de São Paulo é imprescindível na busca por uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e transparente.

Sobre o ForumMobi
O ForumMobi foi fundado pelas organizações Instituto Ethos e Instituto Friedrich Naumann (IFN) em setembro de 2016, com o principal objetivo de estimular o diálogo entre todos setores da sociedade sobre mobilidade urbana e cidades inteligentes para promoção de uma mobilidade urbana sustentável, inclusiva e transparente. As atividades desenvolvidas pelo grupo têm como foco a cidade de São Paulo.

Mais especificamente, a iniciativa tem os seguintes objetivos:
1. Aprofundar o conhecimento sobre cidades inteligentes, inovação tecnológica e novos modelos de negócios para mobilidade
2. Propor soluções de políticas públicas para legisladores e tomadores de decisão do município de São Paulo
3. Produzir Guia Temático de Mobilidade Urbana com indicadores para aplicação pelas empresas

 

Por Flavia Resende, do Instituto Ethos

Foto: Pavan Fotografia

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.