NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Estudo sobre empresas em ascensão apresentado na Conferencia Ethos 360º

06/10/2017

Compartilhar

Dados do Brasil, China e Índia foram comparados

Um estudo realizado pela Universidade de Manchester mostrando como China, Brasil e Índia se posicionam em suas práticas de sustentabilidade foi a tônica  da palestra “Empresas em ascensão, cadeias globais de valor e responsabilidade social: dados comparativos do Brasil, China e Índia”, que  reuniu os catedráticos Khalid  Nadvi, professor de Desenvolvimento  Internacional do Instituto de Desenvolvimento Global da Escola de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento da Universidade de Manchester;  Rundolf Sinkovics, professor de Negócio Internacional da Escola de Negócio Alliance  Manchester da Universidade de Machester; Afonso Fleury, professor do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tendo como moderadora Ana Lucia Custódio, gerente executiva em gestão para o desenvolvimento sustentável do Instituto Ethos.

O professor da Global da Escola de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento da Universidade de Manchester, explicou que o estudo envolve uma análise local sobre legislação e de que forma o Estado, a inciativa privada e a sociedade se posicionam diante do tema. “Numa pesquisa sobre a cadeia de valor se deve saber as normas ambientais e sociais”, adiantou Nadvi.

Além de dados comparativos disponibilizados pelos palestrantes, foi apresentado, em especial, como se posicionam as multinacionais no mercado brasileiro, frente a esse contexto e qual o nível dessas empresas e as ações que dizem respeito às práticas de sustentabilidade. “O estudo no Brasil com multinacionais evidenciou-se o número de 30 empresas proativas na mitigação de riscos”, acrescentou o professor Fleury, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Foi apontada ainda a necessidade de uma maior integração da sustentabilidade ligada ao negócio e, como exemplo, foi citado um case pelo professor Sinkovics, também da Universidade de Manchester. Na oportunidade, ele exibiu os avanços que a empresa indiana Madura vem conquistando.

 

Por Zulmira Felício, para o Instituto Ethos

Foto: Clóvis Fabiano e Kleber Marques

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.