NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Ethos e REIS lançam ferramenta para auxiliar empresas na inclusão de pessoas com deficiência

26/04/2018

Compartilhar

 Novo Guia dos Indicadores Ethos é lançado no dia 26
 

No próximo dia 26 de abril será lançado o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, fruto de uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas. Uma iniciativa que vem sendo construída desde o início de 2017 e que contou com o patrocínio da Accenture, EY, JLL, TozziniFreire Advogados, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, MC Donald’s e IBM. Estas empresas estão imbuídas em fomentar um ambiente corporativo mais plural e diverso.

O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão que busca auxiliar as empresas com orientações para que evoluam em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência visa mudar o atual cenário que segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, conta com apenas 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários e alarmantes 0,41% ocupando funções gerenciais.

“A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas é um processo que precisa ser pensado além do mero cumprimento da lei para evitar punições. Deve ser pensada como uma forma de aprendizado, de inclusão e de promoção da diversidade nos ambientes de trabalho, resultando em mais oportunidades tanto para as pessoas com deficiência quanto para as empresas”, avalia o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.

A proposta é que o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência permita: análises comparativas entre as empresas respondentes; inspiração para planejar novas ações; acesso e visibilidade a boas práticas; e monitoramento dos compromissos assumidos no Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência, criado pela REIS em 2016, com adesão de mais de 10 CEOs.

“Consideramos este Guia uma grande ferramenta para as empresas atuarem como agentes de transformação da sociedade, com clareza de dados que permitirá saber em que estágio uma organização está, comparar a sua própria evolução e também com os demais players do seu segmento, e assim tomar as decisões necessárias. O Guia é um importante passo para que tenhamos um cenário baseado em dados, que por sua vez serão muito úteis no engajamento de lideranças para o tema”, acredita Eliane Ranieri, membro do grupo diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social.

O processo de elaboração do Guia durou um ano e, em uma das etapas, contou com consulta pública para elaboração do questionário e workshops para validação do documento. As perguntas lançam luz sobre práticas que as empresas podem adotar para incluir e, principalmente, dar mais qualidade aos processos de inclusão. Por meio do Guia Temático será possível ter um panorama de como as empresas estão incluindo as pessoas com deficiência, se estão favorecendo a acessibilidade em suas instalações e em que nível; se priorizam o uso do conceito de desenho universal para instalações, serviços e produtos; se estabelecem parcerias com instituições com o propósito de integrar social ou profissionalmente as pessoas com deficiência; se os gestores estão sendo capacitados para atuar de forma inclusiva com os profissionais com deficiência que serão a eles subordinados, entre outras questões.

Acesso o Guia Temático aqui.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Secom – UnB

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.