ETHOS SOCIAL

Ethos incentiva empresas a promoverem ações para inclusão da população LGBTQIA


14/06/2017

Compartilhar

Em junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBT

No próximo domingo (19) acontecerá a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo por reunir 2 milhões de pessoas, em um percurso de três quilômetros. A parada é em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no dia 28 de junho, em referência à Rebelião de Stonewall.

A questão LGBTQIA ainda é um desafio no Brasil, já que o país tem índices alarmantes de homicídios por orientação sexual e/ou identidade de gênero, considerados crimes de homofobia, que ainda não foi tipificado na legislação criminal brasileira.

O direito à livre expressão das orientações sexuais e de gênero é garantida em legislação brasileira, contudo, o papel de defender este direito extrapola o Estado. As organizações, empresas e os próprios cidadãos têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e menos intolerante.

O Instituto Ethos incentiva a promoção da diversidade nas empresas, incluindo a questão LGBTQIA. As empresas têm a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos. Veja o vídeo sobre as possibilidades de atuação das empresas nesta causa aqui e o documento O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT.

Além disso, as empresas ganham, inclusive financeiramente, em promover ambientes mais diversos. A rentabilidade das empresas cresce e as equipes são desafiadas a expandir seus pontos de visa e promover soluções mais criativas e que alcancem de maneira efetiva o público desejado. ­­­­

Contudo, é preciso que as políticas de inclusão sejam efetivas e não apenas ações pontuais, promovendo acesso à empregos e ambientes decentes de trabalho para a população já marginalizada. Mais do que criar incentivos e políticas é preciso antes, trazê-las para dentro das empresas e ouvir os desafios e necessidades de quem luta no dia a dia para ser reconhecido como se é.

Um exemplo de empresa que tem colhido resultados com programas de promoção da diversidade, em especial à causa LGBTQIA é a Shell, associada Ethos. A empresa já ganhou diversos prêmios pela sua política de inclusão em suas matrizes e já replicou o modelo no Brasil. Confira a os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas com o incentivo à diversidade no caso da Shell em entrevista realizada pelo Ethos aqui.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.