ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Ethos se potencializa para a aprendizagem


12/04/2017

Compartilhar

Profissionais do instituto participaram de palestra do CIEE sobre a lei da aprendizagem

Na última quarta-feira (05/04), profissionais de diferentes áreas do Instituto Ethos participaram de uma palestra com representantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que abordou aspectos sobre como as empresas devem atuar quanto a aprendizagem.

Érica Ramos da Cunha, profissional da área de Mobilização e Relacionamento com Associados do Ethos, destaca a importância deste encontro. “A palestra foi enriquecedora e contribuiu para minha atualização em relação à aprendizagem. Acredito que tanto as empresas, quanto organizações e sociedade possuem papel fundamental na busca por uma sociedade mais justa. Negra, mulher e com pouca condição financeira vivenciei violações. Um projeto como este é visto, muitas vezes, como um ‘passaporte da alegria’. Espero que iniciativas como essa se multipliquem e continuem fazendo a diferença”, acredita Érica que já participou de programas de aprendizagem.

Contrato, jornada de trabalho, processo seletivo e legislação foram alguns dos pontos observados. Além disso, o CIEE pôde explicar sobre o programa Aprendiz Legal que desenvolve junto com a Fundação Roberto Marinho. Neste programa o centro oferece uma gestão compartilhada com as empresas que vai desde a seleção dos aprendizes, até o acompanhamento da aprendizagem do jovem, incluindo atendimento psicológico e capacitação teórica.

“Fui aprendiz dos 14 aos 21 anos. Uma experiência incrível, com a qual pude aprender sobre o mundo corporativo. Uma etapa determinante que me deu um norte quanto a qual caminho profissional seguir. Muito diferente dos jovens que não tiveram esta oportunidade”, revela Luís Renato do Nascimento, que também integra a equipe de Mobilização e Relacionamento com Associados do Ethos.

A iniciativa é da área de gestão de pessoas que junto ao CIEE propôs a atividade para conscientizar, sensibilizar e preparar os profissionais do Ethos para a inclusão de um aprendiz em seu quadro de funcionários.

Para Glaucia Oliveira, coordenadora de gestão de pessoas e administrativo do Instituto Ethos, o grande ganho do dia foi reconhecer a importância das empresas e organizações estarem sensíveis sobre as características do processo de aprendizagem e abertas a aprender juntas neste processo. “Como exposto pelo CIEE, nem sempre o jovem vai chegar 100% preparado e caberá ao seu gestor, junto ao restante da equipe, atuar de modo a prepará-lo para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo respeitando seu momento de desenvolvimento, psicológico e social. Estamos muito entusiasmados e felizes, pois em maio, daremos início a mais um ciclo de aprendizagem no Ethos, contratando inicialmente uma jovem que atuará na nossa área de relacionamento”, destacou Glaucia.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.