NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Grupo de trabalho do Ethos que discute mobilidade urbana se encontra com líderes do poder público

Em construção dos objetivos, o ForumMobi se reuniu com diversos setores da sociedade

02/05/2017

Compartilhar

Mais um encontro do ForumMobi, grupo de trabalho do Instituto Ethos em parceria com a IFN (Instituto Friedrich Naumann) e que discute mobilidade urbana, aconteceu no último dia 04 de abril e agentes do poder público foram os convidados para mais uma rodada de discussão. Os desafios de se pensar a mobilidade urbana de forma integrada, as diferentes abordagens de cada instância do governo e as iniciativas em andamento e os projetos futuros foram temáticas discutidas. As reuniões com diferentes setores da sociedade acontecem mensalmente desde o final de 2016 e tem como objetivo entender os diferentes pontos de vista e demandas para criar um plano de trabalho do ForumMobi mais alinhado possível com a realidade, procurando sinergias e possibilidades de atuação conjunta entre os diferentes atores

A questão da inovação foi um tema bastante presente na discussão, em especial o desenvolvimento de aplicativos para usuários, para acompanhar a qualidade dos transportes e também avaliar o comportamento e rotas de transporte coletivo a fim de aprimorar e adaptar as linhas e caminhos disponíveis. O envolvimento da sociedade no processo decisório das medidas de mobilidade também foram levantadas, entre elas, a validação dos editais de concessão dos ônibus, ou seja, a abertura do edital para consulta pública.

Sobre o último ponto, o dos editais, um ponto levantado é que o combustível utilizado pelos veículos do transporte coletivo deve ser definido no edital, incentivando combustíveis não fósseis e/ou modelos flex e com menor emissão de carbono na atmosfera, contribuindo também para a questão das mudanças climáticas. Com isso, surgiu o tema da integração dos desafios da mobilidade urbana com outras secretarias como a da saúde e a da habitação, propondo soluções conjuntas e mais integradoras, além da discussão de soluções conjuntas com diferentes esferas do governo, como exemplo do transporte metropolitano.

Saiba detalhes sobre o ForumMobi aqui.
Conheça as iniciativas do Ethos na área de Meio Ambiente aqui.

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.