NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Instituto Ethos e Exame lançam o Guia Exame de Diversidade 2018

10/07/2018

Compartilhar

Além de avaliar as companhias inscritas, publicação vai eleger a empresa vencedora do Guia Exame de Diversidade 2018

O tema da diversidade tem ganhado cada vez mais força no mundo corporativo. A tendência da inclusão de grupos em desvantagem no quadro de gestão das empresas é uma crescente e promove uma visão de negócios mais ampla e atenta a questões relacionadas à responsabilidade social e à sustentabilidade. Diante desse movimento e para aferir o grau de maturidade das empresas brasileiras em torno da gestão da diversidade e inclusão das empresas brasileiras, o Instituto Ethos e a revista Exame acabam de lançar o Guia Exame de Diversidade 2018.

Em evento realizado dia 6 de julho, com a presença de representantes da Exame, Instituto Ethos e parceiros, foi apresentada a metodologia e o cronograma do guia para a participação das empresas. Em um auditório lotado e com forte participação dos convidados foi possível perceber a preocupação das empresas com o tema.

Para participarem do guia, as companhias interessadas podem se inscrever gratuitamente no site www.ethos.org.br/indicadoresethos, até dia 31 de agosto. Os questionários respondidos serão avaliados e as empresas mais bem pontuadas passarão para a próxima fase, na qual será feita uma apuração para publicação de conteúdo no guia. A primeira edição do periódico vai eleger, entre as melhores, a companhia vencedora do Guia Exame de Diversidade 2018, o maior destaque do guia.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, os participantes vão ser reconhecidos por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+. O guia vai avaliar também o desempenho quantitativo das empresas, que apresentarão o perfil de diversidade da liderança e de seus quadros funcionais, sendo que o peso da avaliação dos dados quantitativos e qualitativos será de 30% e 70%, respectivamente.

“Agora temos o desafio de olhar a diversidade de forma interseccional. Nós acreditamos em mecanismos de análise, mas também de reconhecimento. Esta é uma estratégia que tem se demonstrado poderosa”, diz Caio Magri, do Ethos, durante o lançamento do Guia Exame de Diversidade 2018. Segundo Ana Lucia Melo Custodio, gerente executiva de gestão para o desenvolvimento sustentável do Instituto Ethos, atualmente não há um instrumento desse tipo no Brasil. “O guia poderá nos dar um panorama sobre os gaps e os avanços das empresas, ao mesmo tempo que estimula maior adoção das práticas por parte das companhias nesse sentido”, diz a executiva.

O guia pretende mostrar que ser inclusivo vai além de ter colaboradores de diferentes origens em seus quadros. Trata-se de fomentar a tolerância, gerar intercâmbio criativo e o convívio que estimule a equidade. A iniciativa tem como base a certeza de que a aproximação entre empresas e sociedade pode efetivamente transformar o indivíduo e este, por sua vez, devolver essa transformação a elas em forma de inovação e melhores desempenhos.

A iniciativa conta com o apoio das principais ações coletivas que tratam desses aspectos de diversidade nas empresas: a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum Empresas e Direitos LGBT, o Movimento Mulher 360 e a Rede Empresarial de Inclusão Social. Além de estimular a participação das empresas desses fóruns para o processo do Guia Exame de Diversidade 2018, as secretarias-executivas dessas ações coletivas definirão, em conjunto com a Exame e o Instituto Ethos, estratégias para as etapas de apuração jornalística e para a avaliação final dos resultados. “Entendemos que essa iniciativa vai apoiar a consolidação da diversidade e inclusão nas empresas. Estamos muito felizes em contar com o apoio do CEERT, da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum Empresas e Direitos LGBT, do Movimento Mulher 360, e da Rede Empresarial de Inclusão Social no fortalecimento desse processo”, conta Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

Metodologia
Com metodologia desenvolvida a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e parceiros, o Guia Exame de Diversidade 2018 avaliará o nível de maturidade das empresas na promoção de diversidade e inclusão social.

O Instituto Ethos desenvolve, desde sua fundação, uma série de referências para as companhias brasileiras sobre diversidade. “Ao apoiarmos com a metodologia de avaliação e estimularmos a participação de nossas empresas associadas, desejamos que mais companhias desenvolvam ações de promoção da diversidade, incorporando-a em suas estratégias de negócio”, finaliza Magri.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.