NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Litoral do Paraná avança para gestões públicas mais transparentes e eficientes

25/09/2017

Compartilhar

Prefeituras aderem ao programa de governo aberto, coordenado pela Escola de Políticas Públicas e Instituto Ethos

As prefeituras do litoral do Paraná deram na quarta-feira (20) um importante passo rumo a uma gestão pública mais eficiente e transparente, que envolva, também, a colaboração da sociedade.  Durante o I Fórum Intermunicipal de Governo Aberto, os prefeitos de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná assinaram junto a representantes da Escola de Políticas Públicas (EPP) e do Instituto Ethos os termos de cooperação para o lançamento do programa Litoral Transparente. Os municípios de Antonina e Morretes também estavam presentes no evento e farão parte do projeto.

As duas instituições são responsáveis por desenvolverem a iniciativa, que não tem custo para os municípios e conta com o apoio da Techint Engenharia e Construção e articulação local da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral). A cerimônia também foi acompanhada por representante do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

A partir do compromisso firmado, cada administração municipal trabalhará nos próximos 12 meses junto à EPP e ao Ethos para desenvolver ações que aprimorem mecanismos de participação social, de transparência da administração pública e de regulamentação anticorrupção com o objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de iniciativas de Governo Aberto e integridade pública. Entre os temas abordados estarão ética, transparência e controle interno.

“Antes de tudo, o projeto envolve formação”, explica Ricardo Sudário, diretor da EPP. “A Escola de Políticas Públicas enxerga a formação sob três pilares: formar equipes e não indivíduos; a sala de aula como mundo real, onde é possível promover uma abordagem do tipo “mão na massa”; e, por fim, enxergar o desenvolvimento de habilidades relacionais como tão importante quanto habilidades técnicas”.

Ao longo da iniciativa os municípios terão seus desempenhos analisados em dois momentos conforme metodologia dos indicadores Cidade Transparente. Assim, será possível compreender onde houve avanços e quais pontos podem ser mais aprimorados.

Legado transparente
O Instituto Ethos enxerga além. Na visão do diretor-presidente da instituição, Caio Magri, tão importante quanto o desenvolvimento do programa no curto e médio prazo é o que fica para as próximas gerações. “Nossa iniciativa pode trazer especialmente para o litoral do Paraná uma proposta de diálogo permanente. Acho que ficará um legado. Precisamos deixar ferramentas de capacitação para a sociedade, para que ela continue mantendo espírito e valores de um Governo Aberto, transparente e íntegro para toda a região”, propõe.

A Techint E&C, empresa que promove a iniciativa lançada no litoral paranaense, aposta no sucesso do programa como fator preponderante para que o modelo sirva de exemplo e seja replicado em outras regiões do país. “À medida que um programa desses dá certo, tudo acontece. Quando a população entende que o projeto é transparente, e eles não só podem como devem participar, o efeito tende a ser multiplicador”, explica Guilherme Pires de Mello, diretor de Operações da companhia. “Para a Techint é importante acompanhar o desenvolvimento de boas práticas. O trabalho que estamos apoiando se traduz em um passo fundamental para cumprimento dos processos de boa gestão e de governança de maneira transparente. Isso muda a vida das pessoas e esse é o nosso compromisso. O grande objetivo que queremos alcançar é mudar para melhor o dia a dia da comunidade desta região. Queremos fazer algo que se perpetue”, completou.

O que é Governo Aberto?
Governo Aberto é um conjunto de ações, processos e mecanismos para promover, cada vez mais, transparência, integridade, participação social e inovação dentro do poder público e nas suas relações com os distintos atores da sociedade.

A abertura da gestão pública acontece a partir do envolvimento do governo, seus gestores e servidores, e de toda a sociedade, conselheiros de políticas públicas, empresários e qualquer cidadão/cidadã interessado/da.

Para mais informações clique aqui.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.