NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Litoral Transparente será lançado nesta quarta em Paranaguá

19/09/2017

Compartilhar

Municípios do litoral do Paraná aderem a programa de transparência

Os municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná participarão do programa Litoral Transparente. Nesta quarta-feira, dia 20, acontece o I Fórum Intermunicipal de Governo Aberto, em Paranaguá, com a presença dos prefeitos e secretários dos municípios participantes, ocasião também em que o programa será oficialmente lançado.

Desenvolvido pela Escola de Políticas Públicas (EPP) e pelo Instituto Ethos em parceria com as prefeituras e com a articulação local da Amlipa – Associação dos Municípios do Litoral, o programa tem como principal objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública, através da formação de servidores públicos, com foco em ética, controle interno e transparência, e do uso de instrumentos de aprimoramento da transparência ativa.

As atividades serão desenvolvidas em dois pilares principais: Gestão Pública, coordenado pela EPP e Transparência Pública e Sociedade Civil, coordenado pelo Instituto Ethos. Ambos os pilares vão colaborar para o fortalecimento do controle interno, possibilitando a melhoria dos processos e trazendo, inclusive, economia de recursos públicos e empoderamento dos agentes públicos, além de colaborar para o aumento da transparência, melhorando a produção das informações do poder público e fortalecendo a relação com a sociedade civil.

Durante um ano, os municípios passarão por formações baseadas em trabalho por projetos, laboratórios, orientações e intercâmbios. Além disso, também serão analisados quanto à transparência ativa, conforme a metodologia dos indicadores Cidade Transparente. Dentro do programa a sociedade civil também passará por uma formação sobre as temáticas do projeto e para acompanhar o trabalho realizado pelas prefeituras.

“A Escola de Políticas Públicas está muito feliz em trabalhar com municípios do litoral paranaense. Fomentar a agenda de Governo Aberto contribui com a missão da nossa organização, assim como auxilia na concretude dos planos de governos dos prefeitos eleitos. Usaremos toda nossa expertise e nossa rede de parceiros para garantir o sucesso do projeto. Estamos animados, e queremos que o programa seja modelo para ser replicado em outras regiões do país”, afirma Ricardo Sudário, Diretor da Escola de Políticas Públicas.

Já Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos, acredita que “as iniciativas de Governo Aberto são importantes instrumentos de aprimoramento da gestão pública para um melhor desenvolvimento territorial, que considere o aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo e promoção da integridade e transparência em prol de uma cidade mais justa, próspera e sustentável”

O programa conta com o apoio da Techint Engenharia e Construção, não tem custos para as prefeituras envolvidas e será conduzido de forma autônoma à empresa. Para Guilherme Pires de Mello, Diretor de Operações da companhia, a “integridade e transparência são valores fundamentais para nossa companhia, por isso decidimos apoiar o Programa Litoral Transparente, que será conduzido por instituições de competência reconhecida em nosso país. Todos ganhamos com um ambiente mais transparente, principalmente a sociedade.”

O que é Governo Aberto?
Governo Aberto é um conjunto de ações, processos e mecanismos para promover, cada vez mais, transparência, integridade, participação social e inovação dentro do poder público e nas suas relações com os distintos atores da sociedade.

A abertura da gestão pública acontece a partir do envolvimento do governo, seus gestores e servidores, e de toda a sociedade, conselheiros de políticas públicas, empresários e qualquer cidadão/cidadã interessado/da.

Para mais informações clique aqui.

Sobre a Escola de Políticas Públicas
A Escola de Políticas Públicas é o braço educacional da Agenda Pública, uma organização sem fins lucrativos. Desenvolve soluções educacionais contextualizadas voltadas para melhoria da gestão pública. Desde o início das atividades, já formou mais de 5 mil gestores, servidores e cidadãos. Os programas de formação – presenciais, semipresenciais e a distância – são flexíveis e partem da prática da administração pública.

Para saber mais: www.epp.org.br

Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos é uma Oscip, criada em 1998, que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Desde sua fundação vem trabalhando para implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável e identificando formas inovadoras e eficazes de articular parcerias entre os setores público e privado, a sociedade civil e a academia, na busca do bem-estar comum.

A agenda de transparência e integridade tem sido um dos principais temas de atuação do Ethos.

Para saber mais: www.ethos.org.br

Sobre a Techint
Com 70 anos de atividades no país, a Techint Engenharia e Construção oferece serviço de engenharia, construção, fornecimento de equipamentos, além de operação e serviços de gestão de projetos de grande porte em todo o mundo. A empresa já concluiu cerca de 3.500 projetos na América, Europa, Meio Oriente e África e mais de 700 apenas no Brasil, todos de acordo com as normas internacionais ISO/BS/OHSAS.

Em 1980 a companhia chegou a Pontal do Paraná com a Unidade Offshore Techint (UOT), que está capacitada para a construção e montagem de equipamentos, módulos e jaquetas destinados aos projetos do segmento. Desde então, a empresa mantém um forte vínculo com sua comunidade, desenvolvendo iniciativas sociais em prol da população do município. Entre os projetos já realizados neste sentido, estão:

  • Construção e ampliação de escolas, com investimento total de R$ 2 milhões.
  • Desenvolvimento para capacitação de programas para capacitação de líderes comunitários.
  • Projetos culturais e educacionais para comunidade.
  • Escola técnica própria para capacitação de funcionários.
  • Convênio com o Senai para formação de mão de obra local.

Serviço
Data: 20 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Municipal de Paranaguá – Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico – Paranaguá – Paraná

Contato para entrevista:

Escola de Políticas Públicas
Mariana Resegue – [email protected]

Instituto Ethos
Rejane Romano Silveira – [email protected]

TechInt Engenharia e Construção
Matheus Meira – [email protected]
Juliana Royo – [email protected]

 

Foto: Parker Gibbs – Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.