ETHOS INTEGRIDADE

Mais da metade das empresas reconhecidas pelo Empresa Pró-Ética são associadas Ethos


06/12/2017

Compartilhar

Iniciativa reconhece os programas de integridade das empresas na prevenção e combate à corrupção

Um total de 23 empresas foram reconhecidas hoje (06), em Brasília, pelo Empresa Pró-Ética 2017 durante a 4ª Conferência Lei Empresa Limpa. Dentre as empresas reconhecidas 70% são associadas ao Instituto Ethos. O prêmio reconhece a adequação do programa de integridade das empresas participantes aos requisitos do Pró-Ética, avaliando o desenvolvimento de mecanismos de compliance e de prevenção e combate à corrupção.

O programa é uma iniciativa única, com um Comitê Gestor composto por representantes de diferentes setores da sociedade, que se apresenta como um importante caminho para o aprimoramento da relação público-privada diante de um contexto em que a corrupção está em evidência e que o país precisa promover mecanismos para a retomada da confiança da sociedade.

Para estar apta para a avaliação do programa Pró-Etica a empresa deve ser signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e preencher anualmente a plataforma de monitoramento dos compromissos do Pacto, que ocorre através do preenchimento do Guia Temático – Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção.

As empresas associadas ao Ethos têm acesso a diversos instrumentos para auxiliá-las na implementação e aprimoramento dos programas de integridade e para percorrer o caminho até o reconhecimento do Pró-Ética. As atividades do Grupo de Trabalho de Integridade, assim como o Guia Temático, são exemplos de ferramentas que podem apoiar as empresas nessa trajetória.

““Ficamos muito felizes em acompanhar o desenvolvimento das nossas associadas nesta temática, alcançando um prêmio tão importante quanto este. O Pró-Ética estimula o desenvolvimento de práticas mais íntegras e éticas no setor dos negócios, por meio do reconhecimento público e suas políticas e práticas. Com o esforço coletivo das empresas, um novo cenário na prevenção e combate à corrupção tanto internamente quanto na relação público-privada é possível de ser deslumbrado. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais e por isso somos parceiros desde o início e nos orgulhamos disso”, pontuou Felipe Saboya, gerente executivo de Relações Institucionais do Instituto Ethos, que participou do evento em Brasília.

A lista abaixo indica as empresas reconhecidas pelo Empresa Pró-Ética que são Associadas Ethos:

  1. 3M
  2. ABB
  3. CCEE
  4. Duratex
  5. Enel
  6. Granbio Investimentos
  7. Granenergia Investimentos
  8. Icts
  9. Itau Unibanco
  10. Natura
  11. Neoenergia
  12. Nova Sb
  13. Radix
  14. Siemens
  15. Souza Cruz
  16. Tecnew

“A avaliação do cadastro é rigorosa e o número de empresas que o compõe ainda é baixo frente ao universo total de empresas brasileiras. Assim, os desafios colocados na atualidade que exigem uma melhora significativa das empresas em seus programas de integridade. Por outro lado, o número de empresas que estão se inscrevendo e tentando aderir ao cadastro tem crescido e sido recorde a cada ano. Isso mostra que, se por um lado as empresas ainda precisam amadurecer para elevar seus negócios a um novo patamar de integridade, de um modo geral elas estão se familiarizando cada vez mais com o tema e se engajando com a promoção da ética como parte estratégica na sua gestão de negócios”, comenta Marina Ferro, gerente executiva de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos. Neste ano, o número de empresas que se candidatam ao Pró-Ética aumentou 92% em relação ao ano passado, o de empresas avaliadas foi 131% superior a 2016.

Conheça sobre o Empresa Pró-Ética aqui.

Conheça o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção aqui

 

Foto: CGU

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.