ETHOS SOCIAL

Novidades do Ethos na área de direitos humanos é tema de encontro


14/07/2017

Compartilhar

Discussão faz parte do encontro mensal do grupo de trabalho Empresas e Direitos Humanos

A reunião do GT Empresas e Direitos Humanos aconteceu no último 12 e teve como foco principal discutir as iniciativas do Ethos na temática dos direitos humanos e coletar contribuições dos participantes.

A primeira pauta foi a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero e atualmente, o grupo está trabalhando na construção dos princípios de governança que liderem as iniciativas das empresas signatárias na promoção de ambientes mais inclusivos. O primeiro encontro acontecerá no dia 15 de agosto e serão convidadas as empresas signatárias. A adesão à coalização é gratuita e pode ser feita aqui.

Outra pauta abordada foi a Conferência Ethos 360º do Rio de Janeiro que trouxe seis mesas sobre as temáticas de direitos humanos, entre eles, direitos LGBTQIA; aprendizagem e erradicação do trabalho infantil; empreendedorismo de mulheres negras; equidade de raça e gênero e agenda ODS. Além disso, a Coalizão Empresas e Direitos Humanos também foi abordada no evento e foi discutido o formato de construção desta nova iniciativa do Ethos, no intuito de promover engajamento na temáticas em diversas empresas em todo o país. Acesse a cobertura das mesas da Conferência Ethos aqui.

Os critérios de adesão à Rede de Empresas pela Aprendizagem foi outro tema abordado. Durante a construção da rede, percebeu-se que muitas empresas não conseguiam cumprir a cota estabelecida por lei, que é um critério para adesão, mas que tinham interesse em participar e desenvolver iniciativas para inclusão dos jovens nas empresas. Para tanto, criou-se a categoria de empresas compromissadas, além das signatárias, que farão parte da rede e terão um ano para desenvolver iniciativas para o atingimento da cota. Para a categoria empresa compromissada de adesão, serão estabelecidas metas e serão realizados encontros específicos para discussão de estratégias para aplicação da legislação em sua integralidade. Conheça detalhe da Rede de Empresas pela Aprendizagem aqui.

O próximo encontro do GT Empresas e Direitos Humanos será no dia 22 de agosto. Para conferir a agenda das outras iniciativas do Ethos, acesse aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Larm Rmah – Unsplash

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.