NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Organizações da sociedade civil propõem um Pacto pela Democracia

16/04/2018

Compartilhar

Plataforma reúne informações sobre ato programado para o dia 22 de abril e convoca pessoas
e movimentos a participarem do Pacto pela Democracia

O Ethos participa da iniciativa, que reafirma valores democráticos, como diálogo, ética, tolerância e respeito às diferenças. O documento recomenda práticas eleitorais que garantam eleições limpas em outubro deste ano, com ampla participação popular para refazer as bases de confiança e legitimidade do ambiente político. 

A plataforma será lançada no Dia pela Democracia – ato programado para 22 de abril (domingo), a partir das 10h, na Avenida Paulista, em São Paulo. A proposta é que os movimentos e organizações conversem diretamente com as pessoas, contando o que fazem e partilhando a mensagem comum pela preservação e recuperação das instituições democráticas. Disponível no site www.diapelademocracia.org, a plataforma apresenta também um convite aberto para que todas e todos se manifestem em defesa do regime democrático no país. Interessados podem organizar um Dia pela Democracia em outras cidades, ocupando ruas, praças e parques.

“O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Vencer momentos assim, pela via democrática e pacífica, é sempre um desafio para qualquer sociedade, e requer de nós confiança, sabedoria e capacidade de diálogo”, dizem as organizações no texto que apresenta a iniciativa.  

Em outro trecho, afirmam que “é preciso preservar os valores e princípios da Constituição Federal, do Estado de Direito e da arena democrática conquistados pela ação conjunta de tantos e tantas antes de nós”.

E concluem que é preciso “recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo”.

Saiba mais em www.diapelademocracia.org.

 

Foto:

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.