NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

DIÁLOGOS ETHOS

Os desafios e soluções da mobilidade urbana são temas do Diálogos Ethos

12/12/2016

Compartilhar

Mesas contaram com a participação de parceiros e pesquisadores internacionais.

 diálogos-ethos

A manhã da última quarta-feira, 11 de dezembro, durante o último evento de 2016 do Instituto Ethos, Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”, tratou do tema da mobilidade urbana. No início do evento, Jorge Abrahão e Beate Forbriger deram boas-vindas ao público presente e relembraram os desafios e avanços da mobilidade urbana. Jorge salientou o alto número de brasileiros que morre no trânsito todos os anos e comemorou a obrigatoriedade de um plano municipal de mobilidade urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes que devem priorizar o transporte coletivo.

Beate ressaltou a parceria do Instituto Friedrich Naumann (IFN) com o Ethos para criação do ForumMobi. “Este é um problema urgente. O paulistano passa um mês e meio no trânsito durante o ano. Além da poluição atmosférica causada pelo alto número de veículos, é necessário diminuir a emissão de gases poluentes e a melhora da mobilidade urbana é uma saída”, disse a diretora da IFN.

Nas apresentações foram discutidos desafios da mobilidade urbana no Brasil e no mundo, contando inclusive com a participação de convidados internacionais.

Panorama da mobilidade urbana de São Paulo e do mundo – a situação atual e os desafios para a promoção de mobilidade urbana sustentável no mundo
A primeira mesa da manhã contou com a participação de Luanda Nera, da Rede Nossa São Paulo; Marcus Jeutner, da Universidade Técnica de Berlim e Ricardo Corrêa; da TC Urbes.

Luanda trouxe dados sobre a mobilidade urbana em São Paulo, entre elas, que o paulistano gasta cerca de 3 horas diárias em deslocamentos e que quase 50% das pessoas entrevistadas disseram usar menos o carro, nos últimos 12 meses.

Marcus Jeutner apresentou um estudo de caso de mobilidade urbana na cidade de Chennai, na Índia. Na apresentação, Marcus ressaltou que as definições das políticas de mobilidade devem ser feitas de maneira integrada, coletiva e participativa. “Planejamento intermodal e integrado é uma das chaves para resolver o problema da mobilidade nas cidades”, acrescentou Marcus.

Já Ricardo Correa fez um panorama da Lei de Mobilidade Urbana no Brasil e salientou que o uso de dados é essencial para o desenho de políticas que facilitem a locomoção das pessoas nas cidades.

Diálogos sobre os dilemas e as oportunidades para promoção de mobilidade urbana sustentável nas cidades
No segundo painel sobre mobilidade participaram Clarisse Linke, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP); Caio Magri, diretor executivo do Instituto Ethos; Bernhard Gässl, da Associação de Empresas de Transportes Públicos da Alemanha, além dos convidados da mesa anterior.

Entre os temas discutidos, foram abordados a questão de gênero nos desafios da mobilidade urbana e também a relação entre mobilidade urbana e desigualdade social. Clarisse Linke comentou que “as desigualdades no acesso ao transporte público de qualidade precisam ser observadas levando-se em consideração, inclusive, um recorte referente as mulheres negras e grávidas”.

Sobre as mudanças climáticas, Bernhard Gässl, observou que “a mudança do clima acontece agora e não no futuro. O uso do transporte público é bom para combater as mudanças climáticas, mas tem que ser atrativo e seguro para que as pessoas possam escolher outros modos de locomoção”

“A manhã foi bastante proveitosa e trouxe aos participantes e ao próprio Ethos novos caminhos para trilharmos neste novo desafio que é o ForumMobi. Percebemos que temos muitos pontos e diferentes perspectivas a serem trabalhados”, finalizou Caio Magri, Diretor Executivo do Ethos.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.