ETHOS INTEGRIDADE

Rating Integra é lançado com a participação de atletas, empresas e entidades esportivas


28/02/2018

Compartilhar

Iniciativa é avaliada como um marco para o esporte

Foi lançado na manhã desta terça-feira (27) o Rating Integra, uma iniciativa inédita que tem como objetivo incentivar organizações esportivas (confederações, federações e clubes) no desenvolvimento de sua governança e de práticas mais íntegras. O Hangar da Gol Linhas Aéreas, onde o evento foi realizado, reuniu representantes das entidades esportivas, empresas, atletas e a imprensa que conferiu falas unânimes sobre a importância da ferramenta.

Realizado pela Atletas pelo Brasil, Comitê Brasileiro de Clubes, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Instituto Ethos e Pacto pelo Esporte, busca desenvolver um ambiente esportivo mais transparente, gerando confiança para atletas, patrocinadores do esporte e a sociedade como um todo, o que pode levar a um maior desenvolvimento do rendimento esportivo brasileiro. Por isso, a presença de atletas de várias modalidades em apoio a iniciativa.

Em sua fala de boas-vindas, Paulo Kakinoff, presidente da Gol, fez uma comparação entre o Integra e o Hangar, todo feito em madeira ainda preservando o formato de construção inicial. “Algo simples, mas que tem fundações sólidas, de forma que possamos usufruir daqui alguns anos”, disse.

Lars Grael, que faz parte da Atletas pelo Brasil, acredita ser este “um divisor de águas” na gestão esportiva. E, Andrew Parsosn, do Comitê Paralímpico Internacional ratificou a percepção ao afirmar se tratar de “um dia necessário a reputação do esporte no Brasil”, que segundo ele: “não vive o melhor momento”.

De fato, todas as falas destacaram ser este um marco para o esporte brasileiro, pois a partir do Integra mudanças estruturais são almejadas. “A maior fiscalização do investimento privado em nossas ações vai aumentar o fomento ao esporte”, acredita Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Caio Magri, diretor presidente do Ethos, explicou os detalhes do sistema, desde a escolha do nome, a utilização da ferramenta e os próximos passos. “Temos que pensar nessa iniciativa como um ciclo olímpico. O primeiro momento de experiência e passados 4 anos alcançaremos os resultados de integridade e governança nas práticas do esporte”, destacou.

 

Sobre o Rating Integra

Criado a partir da provocação de entidades esportivas e contando com o financiamento das empresas signatárias do Pacto pelo Esporte, visa avaliar a maturidade das entidades e instrumentalizá-las a fim de aprimorar os sistemas de governança e ampliar a transparência.

Confira aqui o vídeo explicativo sobre o Rating Integra.

As entidades de administração do desporto (confederações e federações) já podem fazer sua autoavaliação na plataforma on-line, seguindo as orientações disponíveis no Manual de Aplicação.

As entidades de práticas esportivas (clubes) terão o questionário adaptado a sua realidade, e podem participar da consulta pública para contribuir com a construção do questionário. Acesse os documentos da consulta pública aqui. O questionário adaptado para os clubes será lançado do Congresso Brasileiro de Clubes em 30 de abril de 2018.

No próximo dia 06 de março, as 15h00, realizaremos uma webinar sobre o processo do Rating Integra, participe se inscrevendo aqui.

Mais informações, acesse ratingintegra.org.br.

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.