Instituto Ethos

Compartilhar

Prêmio Basf de Excelência para Fornecedores

Eixo temático

• Cadeia de valor

 

Público-alvo

Fornecedores de todo o Brasil de serviços técnicos, serviços gerais, TI, logística e transporte, embalagens e matérias-primas.

 

Principal objetivo da prática

Reconhecer fornecedores que adotam práticas de gestão socialmente responsável.

 

Motivação

O Prêmio Basf de Excelência (PBE), para fornecedores, é avaliado em quatro pilares:

• Saúde, segurança e meio ambiente;

• Legal e financeiro;

• Temas específicos relacionados à categoria de serviços ou de produtos.; e

• Responsabilidade social.

Em 2009, quando se iniciaram as avaliações dos fornecedores para o PBE, percebeu-se que grande parte deles não tinha conhecimento dos conceitos relativos à gestão socialmente responsável e, consequentemente, não conseguiam sistematizar suas práticas. Os Indicadores Ethos vieram suprir essa necessidade, principalmente por serem de uma instituição externa e neutra. Assim, a empresa entendeu essa ferramenta como a mais adequada ao processo, tanto para avaliar as práticas de gestão quanto para orientar os fornecedores a como melhorá-las.

 

Descrição da prática

Desde 2010, os fornecedores que participaram do Prêmio Basf de Excelência foram instruídos a responder os Indicadores Ethos para compor a nota da premiação. Naquele ano, preencher os Indicadores Ethos representava 25% da nota total do prêmio. Os outros 75% eram avaliados por questões legais, financeiras, de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA) e outras, mais específicas. Nesse processo, muitas empresas tiveram pela primeira vez contato com o tema de forma mais estruturada. A partir de então, a nota alcançada nos Indicadores Ethos passou a compor a nota do PBE. Levar em conta o desempenho nessa ferramenta para compor a nota do prêmio foi considerado uma evolução na forma de gestão.

Somente concorrem à premiação, os fornecedores que obtiverem uma nota mínima em cada um dos quatro pilares. Além disso, instituiu-se também um prêmio de destaque em RSE. Para concorrer a ele, as empresas com as cinco maiores notas nos Indicadores Ethos devem, a pedido dos organizadores, enviar evidências das informações apresentadas. Após análise pela Basf, duas ou três das empresas concorrentes são escolhidas, visitadas e entrevistadas pela equipe de Sustentabilidade. Ao final, uma empresa é eleita como destaque, de acordo com as respostas aos Indicadores Ethos, as evidências enviadas e a visita a campo.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática de ações de RSE e, ao mesmo tempo, valorizar as empresas que já as desenvolvem, demonstrando que, assim como os outros temas, a RSE faz parte da estratégia da empresa.

No início de cada ano, os fornecedores elegíveis ao PBE são comunicados sobre os critérios de avaliação, inclusive sobre os Indicadores Ethos. Geralmente em julho, a Basf os convida para uma oficina de orientação sobre o preenchimento dos Indicadores Ethos. No encontro, também são apresentados os conceitos de RSE e a relação dos Indicadores Ethos com a estratégia da Basf.

A cada edição o prêmio passa por melhorias para acompanhar as tendências e a estratégia da Basf.

 

Parcerias

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

 

Investimento

• Investimento anual de R$ 22 mil na adesão ao convênio dos Indicadores Ethos

• 20 horas de trabalho de um consultor da Basf na oficina de orientação sobre o preenchimento dos indicadores; e

• 20 horas de trabalho na análise e consolidação das respostas aos Indicadores.

 

Ferramentas de gestão

Indicadores Ethos – http://indicadores.ethos.org.br

 

Resultados e benefícios

Na edição de 2012, 113 fornecedores participaram do processo de avaliação e 16 foram premiados.

Os fornecedores passaram a gerir a responsabilidade social empresarial de forma sistematizada. Foi um processo de educação que trouxe melhorias no relacionamento entre a Basf e o fornecedor. As empresas fornecedoras evidenciaram benefícios na maneira de gerir seus negócios e conseguiram atrair novos clientes ao apresentar a gestão da RSE como um diferencial. A Basf minimizou os riscos com a sua cadeia e melhorou a imagem perante os stakeholders.

 

Informações adicionais

Veja o vídeo Prêmio BASF de Excelência para Fornecedores – 5ª edição

 

Contato

Nome: Thiago Caixeta

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa 

Nome: Basf

Setor: Químico

Porte: Grande

Localização: Estado de São Paulo

Website: www.basf.com.br

 

 

 

 

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.