Conferência Ethos

Compartilhar

Conferência Ethos

Realizada anualmente desde 1999, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Os primeiros dez anos foram marcados pela compreensão do tema da responsabilidade social e da sustentabilidade, bem como pelo papel de convocação para compromissos voluntários. Consequentemente, as conferências desse período refletiram essas preocupações, que ocorriam paralelamente ao engajamento das empresas em um movimento que promoveu profundas mudanças em seus padrões de gestão e de tomada de decisão.

O segundo momento da Conferência Ethos foi fundamental para a consolidação de propostas para uma nova economia. O reconhecimento dos limites do movimento de RSE, refletidos na dificuldade em mudar os valores de mercado, levou o Instituto Ethos, as empresas e a sociedade a uma profunda reflexão que resultou na elaboração de uma nova estratégia. Uma plataforma foi então desenhada para guiar os esforços em tornar a economia inclusiva, verde e responsável.

Em 2013, para a realização de sua 15ª edição, novos cenários foram explorados. Evidenciou-se a necessidade do desenvolvimento de novas modelagens de negócios, que tivessem velocidade e escala capazes de gerar vantagens competitivas às empresas. A melhor forma de pôr em prática o novo modelo foi aliar a teoria a análises de casos e modelos de negócios por meio de ricas discussões sobre modelagem, riscos, integração das dimensões socioambientais, contabilidade e transnacionalização de empresas, entre outros temas.

A estreia da Conferência Ethos 360°, em 2014, realizou-se num espaço circular, aberto, com mais de 50 atividades, entre debates e palestras simultâneas, quase 120 palestrantes e mais de 1.100 participantes. Essa edição conseguiu entusiasmar os executivos presentes, retomando a trajetória de inovação da organização, que se tornou referência em gestão empresarial para a sustentabilidade, oferecendo novos olhares e propondo compromissos que servem como alicerces na consolidação de uma economia mais sustentável.

Sempre inovadora, a Conferência Ethos evidencia nosso papel de articuladores e promotores do diálogo entre empresas, entidades empresariais, organizações da sociedade civil, governo e academia para discutir as mais relevantes tendências nacionais e globais do desenvolvimento sustentável, aplicando-as à realidade das organizações.

Objetivos da Conferência Ethos

• Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro;
• Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas;
• Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país;
• Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.

Acesse o site da edição de 2018: www.conferenciaethos.org

Veja como foram as edições mais recentes:

  • Conferência Ethos 2018

    Na edição comemorativa de 20 anos do Instituto Ethos, a Conferência discute temas transversais à sustentabilidade, à luz do desenvolvimento tecnológico.

  • Conferência Ethos 2017

    Pela primeira vez três edições do evento são realizadas: Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, sendo esta última a primeira cidade do Norte a receber a Conferência Ethos.

  • Conferência Ethos 2010

    A Conferência Ethos Internaciona 2010 foi realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2010, no Hotel Transamérica, em São Paulo, com o tema "O Mundo sob Nova Direção.

  • Anteriores

    Veja quais foram os destaques das conferências anteriores à 2010 nos seus hotsites. Conferência 2009 Conferência 2008 Conferência 2007 Conferência 2006 Conferência 2005 Conferência 2004

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.