Instituto Ethos

Compartilhar

Curso: Empresas, Direitos Humanos e promoção da diversidade

Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos que visam assegurar a dignidade e a igualdade dos indivíduos sem discriminação, independentemente de suas características ou condições pessoais.

Eles podem ser afetados direta ou indiretamente pelas atividades das empresas. Por isso é importante que as organizações levem em conta o respeito a esses direitos nas suas próprias atividades e também nas suas relações com seus parceiros de negócios, clientes, fornecedores, comunidades, ONGs e o Estado, de acordo com sua esfera de influência.

A responsabilidade de respeitar os direitos humanos requer que as empresas desenvolvam procedimentos sobre o assunto de forma a integrá-lo aos seus sistemas internos de controle, monitorem e relatem periodicamente o seu desempenho em direitos humanos, além de possuir mecanismos para reparar eventuais casos em que há violações.

OBJETIVO DO CURSO
Capacitar, de forma introdutória, os participantes sobre o tema, e dar subsídios e ferramentas para que possam atuar em suas organizações, ampliando a visão da empresa sobre os direitos humanos e incorporando a temática em suas estratégias, políticas e procedimentos.

A QUEM SE DESTINA
Destina-se a profissionais e consultores interessados no tema.

CONTEÚDO
O curso será ministrado pela Rede Uniethos,  no formato de palestras expositivas, estimulando a construção coletiva e com jogos e exercícios de assimilação.

  • Contexto sobre Direitos Humanos;
  • O que são Direitos Humanos e a relação com os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável, da ONU);
  • Impactos nos Direitos Humanos;
  • O que as empresas podem fazer;
  • Promoção da diversidade;
  • Indicadores Ethos relacionados;
  • Casos práticos.

AGENDA
Quando: 13 de setembro de 2018
Duração: 8 horas;
Horário: das 8h30 às 18h;
Local: Sede do Instituto Ethos (São Paulo);
Inscrições: Vagas limitadas, inscreva-se aqui. 

Investimento: R$700,00 para não associados – Associados dos planos Vivência e Essencial tem direito a inscrições cortesias ou a desconto de 25% para o plano Essencial e 75% para o plano Vivência.  Saiba mais em nossa política de cursos.

Condições: Pagamento à vista ou parcelado em até 3 vezes via Pag Seguro.

FACILITADORAS DA REDE UNIETHOS
Carla Stoicov é sócia da Tistu – Estratégia e Facilitação Social e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP, pós-graduada em Gestão de Sustentabilidade, engenheira elétrica com especialização em gerenciamento de projetos PMI. Trabalhou no Banco ABN Amro Bank e posteriormente no Instituto Ethos, coordenando o Programa Tear – Tecendo Redes Sustentáveis. Atualmente coordena pelo Uniethos o Programa Valor em Cadeia que busca desenvolver MPMEs sob a ótica da sustentabilidade, desenvolvendo três cadeias de valor. Como sócia da Tistu, atua em projetos de planejamento estratégico; engajamento, facilitação e diálogo; identificação dos desafios e impactos socioambientais de setores; avaliação de projetos; desenvolvimento de metodologias de trabalho; desenho de projetos; desenvolvimento de conteúdos ligados à sustentabilidade. Facilitadora do Programa Germinar, projeto da ComViver, formação que objetiva proporcionar caminhos de desenvolvimento individual que ampliem a consciência e permitam a construção de ambientes sociais saudáveis. Ministrou disciplinas de cadeia de valor, estratégia em sustentabilidade e ferramentas e indicadores em formações do Uniethos e cursos de pós-graduação na Anhembi-Morumbi e SENAC.

Ivone Santana é palestrante, consultora em diversidade e inclusão, e fundadora do Instituto Modo Parités – empreendimento social 2,5 com foco em gestão para inclusão social e sustentabilidade. Trabalhou como executiva em Relações Corporativas, Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade em instituições privadas, públicas e do terceiro setor. Tem experiência em coordenação de elaboração de relatórios de sustentabilidades nos formatos GRI e Relato Integrado. Foi presidente adjunta do Comitê de Sustentabilidade do IDV. É membro diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social desde 2013. Integra o grupo de coordenação da elaboração do Guia Temático de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho da Rede Empresarial de Inclusão Social e Instituto Ethos. Participa do Comitê de Igualdade Racial da ONG Mulheres do Brasil e da Rede de Consultores Uniethos. É professora no curso de Gestão Estratégica de Diversidade e Inclusão, pelo Instituto Mauá. Tem formação em Coaching e em Psicoterapia Analítica de Grupo. É graduada em Jornalismo, pós-graduada em Filosofia e MBA em Gestão de Negócios pela FIA USP.

POLÍTICA DE CURSOS
Conheça as condições de participação e realização dos cursos oferecidos pelo Instituto Ethos. Clique aqui.

DEMAIS INFORMAÇÕES
– Material didático e coffe break estão inclusos no valor da inscrição (almoço não incluso);

– O certificado só será emitido mediante participação em 90% do total de horas-aula do curso;

Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3897-2400. Horário de atendimento: das 10h00 às 16h00, de segunda a sexta.

IMPORTANTE: O curso será realizado apenas se alcançarmos o número mínimo de participantes estipulado pelo Instituto Ethos para sua viabilidade.

Despesas com transporte e hospedagem e quaisquer outras despesas não incluídas na taxa de inscrição são de responsabilidade do participante/inscrito, estando o Instituto Ethos isento de responsabilidade sobre estes custos ou de ressarcimento dos mesmos no caso de cancelamento do curso.

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.