Instituto Ethos

Compartilhar

Construção de casas emergenciais

Eixo temático

• Público Interno

• Comunidade e Sociedade

 

Data de início

2009

 

Principal objetivo da prática

Construção de moradias de emergência em favelas, em uma ação conjunta da família carente e de jovens universitários.

 

Motivação

É constante o envolvimento da Disoft com as questões sociais da cidade, de maneira prática e objetiva e com resultados imediatos. Em dezembro de 2009, a empresa participou da 1ª Construção Família do Teto, uma espécie de pequeno mutirão que, em um fim de semana, construiu moradias emergenciais em favelas, promovido pela organização sem fins lucrativos chamada Teto.

O que atraiu a empresa a adotar a iniciativa foi o fato de não ter caráter assistencialista, mas sim promotor de mudanças objetivas e subjetivas. Além de dar moradia digna a famílias em situação de pobreza, com o consequente aumento de sua autoestima, a ação aproxima o jovem universitário voluntário, normalmente de classe média e alta, da realidade das pessoas que vivem nas comunidades carentes de São Paulo.

 

Descrição da prática

Para cada construção é necessária uma equipe de dez pessoas, que constroem durante um fim de semana. É feito um treinamento na empresa sobre as etapas e ferramentas e, principalmente, depoimentos dos que já participaram e apoiam os que estão indo pela primeira vez.

 

Parcerias

O Teto é uma organização sem fins lucrativos presente em 21 países da América Latina e há cinco anos no Brasil, que trabalha por uma sociedade em que todas as pessoas tenham as oportunidades para desenvolver suas capacidades e exercer plenamente seus direitos. Em números recentes, já entregou cerca de 1.500 casas a famílias carentes, no Brasil.

 

Investimento

Cada construção custa para a empresa R$ 4.500,00. A família que recebe a casa desembolsa R$ 150,00.

 

Ferramentas de gestão

A primeira construção contou com palestras de capacitação feita por uma equipe do Teto. Hoje, funcionários voluntários fazem a divulgação do trabalho na empresa e participam das ações, junto com a organização.

A parceria deu tão certo que, atualmente, o Teto participa dos principais eventos externos da empresa para clientes, com um quiosque e alguns voluntários para apresentar o projeto. Com isso, muitos parceiros vêm abraçando a causa. Internamente, não é diferente, na medida em que cada colaborador leva o projeto para sua família e amigos, principalmente na construção do Natal, com todos se cotizando para financiar uma casa e trabalhar juntos.

 

Resultados e benefícios

Em dezembro de 2009, a empresa reuniu o primeiro grupo de jovens voluntários, da própria equipe, para erguer uma casa junto com uma família carente, proporcionando-lhe um Natal digno. A adesão foi grande e, a partir daí, toda a comunidade de negócios com a qual a Disoft se relaciona tem se somado à iniciativa. Em quatro anos, já foram construídas cerca de 40 casas, sempre nos meses de junho e dezembro.

A iniciativa proporciona, conforme constatado em visitas a todas as famílias beneficiadas, o aumento da autoestima de todos, além de um lugar mais salubre e seguro.

No âmbito da empresa, o resultado da empreitada reforça o conteúdo da palavra “superação”, algo imprescindível para quem trabalha com sistemas e serviços em TI, sempre posto à prova para atender o cliente. Nos muitos depoimentos de voluntários, chegar a um terreno cheio de lama, sujo, lidar com situações totalmente inesperadas, e, faça chuva, faça sol, no final do domingo a família ter sua casa pronta é uma experiência incrível de poder, conquista, emoção, crenças, vontade e compartilhamento.

 

Contato

Nome: Vera Menezes

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Disoft Solutions S.A.

Setor: Tecnologia da informação

Porte: Grande

Localização: São Paulo

Website: www.disoft.com.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.