Instituto Ethos

Compartilhar

Mais Refrigeração, Menos Gasto

Eixo temático

Meio Ambiente

 

Principal objetivo da prática

Aumentar a eficiência energética dos compressores, ou seja, obter o mesmo nível de resfriamento gastando cada vez menos energia.

 

Motivação

A equipe de pesquisadores mantida pela Embraco já rendeu patentes; as inovações diminuem o gasto de energia elétrica e aumentam as vendas.

 

Descrição da prática

Especializada na fabricação de compressores, a catarinense Embraco mantém uma equipe de 450 pesquisadores que já lhe rendeu mais de mil patentes. O número coloca a empresa entre as cinco que mais depositaram patentes nos últimos seis anos.

O principal objetivo dos pesquisadores é aumentar a eficiência energética, ou seja, obter o mesmo nível de resfriamento gastando menos energia. O impacto disso é considerável, pois, segundo a Embraco, 15% da energia elétrica consumida no mundo é destinada à refrigeração. O avanço nessa área tem sido notável. A versão 2011 do Embraco Mini, o carro-­‐chefe da companhia, responsável por metade das vendas, consome 50% menos energia que o modelo fabricado duas décadas atrás.

A tecnologia mais promissora é o VCC, um compressor com sensores eletrônicos que monitoram a temperatura interna do refrigerador: o equipamento permanece ligado e se ajusta para funcionar de acordo com a demanda de refrigeração.

 

Ferramentas de gestão

Pesquisas constantes.

 

Resultados e benefícios

Por evitar o liga-­e-­desliga dos compressores convencionais, o VCC gasta até 50% menos energia do que os modelos convencionais. Desde que foi lançado, no fim dos anos 1990, vendeu 7 milhões de unidades no mundo.

João Carlos Brega, presidente da Embraco, afirma que se todas as geladeiras do Brasil utilizassem esse compressor, a energia economizada seria capaz de abastecer todas as residências da cidade de São Paulo por mais de dois anos.

 

Informações adicionais

Página 28 do Relatório de Sustentabilidade 2011:

http://www.embraco.com/DesktopModules/DownloadsAdmin/Arquivos/00235_relatoriosustentabilidade_PT.pdf

 

Contato

Nome: Gabriela Werner

E-­‐mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Embraco

Setor: Eletroeletrônico

Porte: Grande

Localização: Santa Catarina

Website: www.embraco.com

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.