O Instituto

Compartilhar

Governança

O Instituto Ethos tem, além de sua Diretoria e Assembleia Geral (Associados Curadores), quatro conselhos que auxiliam nas tomadas de decisão e transparência da instituição.

São eles: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo Internacional e Conselho Orientador.

Conselho Deliberativo

Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.

Saiba também quem compõe os comitês Estratégico, Financeiro, de Ética e de Governança do Instituto Ethos.

Franklin Feder (Presidente)

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça, foi presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation, sendo então responsável por liderar os negócios da companhia na América do Sul e os projetos de crescimento na região, além de trabalhar bem próximo ao governo e às comunidades para aprimorar o perfil institucional da Alcoa no país.

Andrea Alvares

É vice-presidente de Marketing da Natura e membro de seu comitê executivo. Desde janeiro de 2016, lidera as unidades globais de marketing, a diretoria de marca e consumidor, a diretoria de novos negócios e a vice- presidência de inovação. Formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, trabalhou por 15 anos na PepsiCo, onde ocupou a posição de diretora-geral do Negócio de Snacks na América do Sul, assim como a posição de gerente-geral da divisão de Bebidas e Snacks no Brasil. Anteriormente, trabalhou por sete anos na Procter & Gamble. Ela é integra o Conselho da Amcham, o Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e o Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Também faz parte da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do grupo Mulheres do Brasil.

Celina

Celina Borges Torrealba Carpi 

Sócia-fundadora do Instituto Ethos, é membro do Conselho de Administração e foi executiva por muitos anos da Libra Holding S.A., controladora das empresas que formam o Grupo Libra, que há 75 anos investe em infraestrutura portuária e comércio exterior no Brasil. Presidente do Conselho do Rio Como Vamos, iniciativa que monitora a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro, é também conselheira plena da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e participa da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foi presidente do Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Graduada em engenharia civil pela UFRJ e em direito pela Universidade Cândido Mendes, cursou MBA no European Institute of Business Administration (Insead) e possui pós-graduação em políticas públicas pela EPPG/Iuperj e mestrado nas áreas de sustentabilidade e gestão ambiental pela Universidade Harvard.

Cida Bento

É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (Ceert) e professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos. Participou do Grupo Assessor da ONU Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), dá consultoria sobre diversidade a várias empresas e atuou no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre os quais “Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil”, lançado em 2014.

Jorge Abrahão

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
Ex-Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro dos Conselhos do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É também membro de conselhos de organizações como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

 

Marcelo Behar

Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.

Oded Grajew (Presidente Emérito do Instituto Ethos)

Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo; Sócio-fundador e presidente emérito do Instituto Ethos; sócio-fundador do movimento Todos pela Educação; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República; ex-assessor especial do presidente da República; membro do Conselho Consultivo do Global Compact; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; idealizador do Fórum Social Mundial; membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE); fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; fundador e coordenador de honra da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives).

Olinta Cardoso

Sócia-diretora da Matizes Comunicação; graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco.

Oscar Vilhena

Pós-Doutor pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007), Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991), Mestre em Direito pela Universid de Columbia, Nova York (1995) e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). É Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

Paulo Nigro

Paulo Nigro é formado em Engenharia Mecânica pela FAAP, com MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em Gerência e Administração de Negócios pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça. O executivo iniciou sua carreira como trainee de Engenharia na Philips, em Guarulhos (SP), em 1981, passando pela Goodyear na área de Engenharia Industrial e Automotiva. Sua primeira experiência na área comercial foi na AGA, empresa sueca que atua na área química.
Em 1991, iniciou na Tetra Pak como gerente de Vendas para a região Nordeste, deixando o Brasil no cargo de vice-presidente da Divisão de Embalagens na subsidiária do Canadá. Em 2001, assumiu a Presidência da Tetra Pak italiana, acumulando a responsabilidade de coordenar a área comercial para a Europa ocidental.
Em 2007, regressou ao Brasil como presidente para o mercado brasileiro e do Paraguai, além de liderar as operações da Tetra Pak na América Latina. Em 2014, assumiu a liderança da Tetra Pak para a Região das Américas, transferindo-se para Dallas, nos Estados Unidos, onde passou a integrar o time de liderança global da empresa. Nigro tornou-se uma referência global em sustentabilidade por conta do reconhecimento do seu trabalho na Tetra Pak.
Em novembro de 2014, assumiu a Presidência do Aché Laboratórios, iniciando um novo ciclo de gestão da companhia, que comemora 50 anos de história em 2016, objetivando o crescimento sustentável baseado em inovação. Paulo Nigro é membro do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que lhe concedeu o prêmio Personalidade da Sustentabilidade.

Ricardo Young Silva

Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.

Sérgio Ephim Mindlin

Sócio-fundador do Instituto Ethos; sócio-diretor da consultoria Ação Responsável; fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu; membro do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Orsa; membro do Conselho Estratégico do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (Ceats), da Universidade de São Paulo (USP); engenheiro de produção graduado pela Escola Politécnica da USP, mestre em comportamento organizacional pela Universidade de Cornell (EUA) e doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da USP; ex-diretor-presidente da Fundação Telefônica; ex-presidente do Conselho de Administração e ex-diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança; ex-membro do Conselho de Administração e diretor-presidente da Metal Leve S.A.; membro fundador e ex-coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE).

 

Conselho Orientador

Conselho Orientador atua como guardião das principais aspirações da entidade e de suas iniciativas, debate e sugere diretrizes para temas críticos e projetos, bem como sobre a gestão estratégica e financeira.

Para exercer tal governança, o grupo é constituído por representantes das empresas parceiras institucionais e por representantes da Diretoria do Instituto Ethos.

Conselho Fiscal

Conheça os integrantes do Conselho Fiscal do Instituto Ethos

Jaime Antonio Báez Arias
Diretor-geral da Terra Nova Regularizações Fundiárias, diretor-presidente do Instituto Arte Educação e Desenvolvimento e sócio-diretor da Báez & Báez Consultoria Empresarial, é formado em biblioteconomia pela Universidad de Chile, em administração de empresas pela Faculdade Capital e bacharel em direito pela Universidade São Marcos. Trabalhou na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), foi diretor-geral do Grupo Yázigi Internexus, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e membro do Conselho Fiscal da Associação de Apoio a Ações de Sustentabilidade.

Paulo Bellotti
Sócio e cofundador da MOV Investimentos, é formado em engenharia química e mestre em modelagem matemática pela Escola Politécnica da USP. Tem também mestrado em gestão de inovação e políticas públicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi sócio da Pragma Patrimônio e fundou a Axial Gestão de Recursos, consultoria focada em negócios sustentáveis e inclusivos. Antes, foi diretor executivo do Banco Rabobank no Brasil e diretor da sua divisão de assessoria estratégica. Também foi gerente de negócios na DuPont América do Sul e engenheiro de processos na Poliolefinas (atualmente Braskem).

Wander Teles
Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Distrito Federal (UDF), com MBA Executivo Internacional na Universidade de São Paulo (USP), foi auditor e sócio da Pricewaterhouse Coopers (PwC) por mais de 20 anos, consultoria em que trabalhou por quase 40 anos, tendo se retirado em junho de 2014. Na PwC, foi sucessivamente sócio responsável pelo escritório em Brasília, sócio de auditoria e sócio-diretor de Finanças e Infraestrutura no Brasil e na América do Sul, sócio responsável pelos quatro escritórios do interior de São Paulo e líder do segmento de Utilities, coordenando todas as atividades da PwC na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e gás. Foi sócio responsável pela auditoria e consultoria a empresas cotadas na bolsa brasileira, na Europa e nos Estados Unidos. Foi também professor de cursos de pós-graduação na UDF.

Associados curadores

Celina Carpi
Daniel Feffer
Eduardo Capobianco
Franklin Feder
Guilherme Leal
Helio Mattar
Jorge Abrahão
Oded Grajew
Olinta Cardoso
Ricardo Young
Roberto Silva Waack
Sérgio Mindlin

Conselho Consultivo Internacional

O Conselho Consultivo Internacional é composto por até 30 membros, entre lideranças brasileiras e de outros países nas áreas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.

CONTATO

  • endereçoRua Bela Cintra, 952 - 9º andar - Consolação
  • endereço01415-904 São Paulo - SP
  • telefone(55 11)3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioSeg a Sex - das 9:00h às 18:00h
  • imprensa(55 11)3897-2416 / [email protected]

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.