Áreas de Atuação

Compartilhar

Empresa Pro-Ética

 

O Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Empresa Pró-Ética) é uma iniciativa do Instituto Ethos e da Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de avaliar e divulgar as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive nas que envolvem o setor público.

O Pró-Ética busca dar visibilidade às empresas que compartilham a ideia de que a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido não só pelo governo, mas também pelo setor privado e por toda a sociedade. Ao aderir ao cadastro, a organização assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de que adota medidas para prevenir e combater a corrupção, em favor da ética nos negócios.

A parceria entre o Instituto Ethos e a CGU surgiu para reagir contra o alto custo social, político e econômico gerado pela corrupção, e pago, de uma maneira ou de outra, por empresas, governos e cidadãos. Assim como suas consequências, a corrupção não tem suas causas apenas no setor público: trata-se de um mal que é produto dos mais diversos setores da sociedade e só será mitigado se todos trabalharem juntos para esse objetivo.

O Pró-Ética faz parte de um conjunto de ações voltadas para prevenir a corrupção e promover a ética e a integridade no meio corporativo e representa um marco para novos tempos nas relações entre Estado e setor privado, assim como nas relações entre empresas e sociedade.

O objetivo da iniciativa é consolidar e divulgar os nomes das empresas que adotam voluntariamente medidas reconhecidamente desejadas e necessárias para que se crie um ambiente de integridade e confiança nas relações entre o setor público e o setor privado, além de conscientizar as empresas de seu papel no enfrentamento da corrupção ao se posicionarem afirmativamente pela prevenção e pelo combate às práticas ilegais e antiéticas e em defesa de relações socialmente responsáveis.

Para participar do cadastro é necessário que as empresas possuam uma série de ferramentas para prevenir a corrupção internamente, tais como código de conduta, políticas de auxílio ao poder público no combate à lavagem de dinheiro, sistemas de controle interno e auditoria.

Acesse www.cgu.gov.br/proetica e saiba mais sobre o Pró-Ética.

Conheça as empresas aprovadas para o Pró-Ética 2016:

3M do Brasil
ABB LTDA.
Alphatec S.A
Banco do Brasil
Banco Santander Brasil
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE
Chiesi Farmacêutica Ltda.
Companhia Siderúrgica Nacional
Dudalina S.A.
Duratex S.A.
EDP Energias do Brasil
Elektro Redes S.A
Enel Brasil
GranBio
ICTS – Global Serviços de Consultoria em Gestão de Riscos Ltda.
Itaú Unibanco
JLL – Jones Lang LaSalle
Microsoft Informática Ltda.
Natura Cosméticos S.A.
Neoenergia
Nova/sb
Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software S.A.
Serasa Experian
Siemens Ltda.
Tecnew Informática

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.