Áreas de Atuação/Integridade

Compartilhar

Movimento Empresarial Pela Integridade e Transparência

Acreditamos que o setor empresarial tem papel fundamental na transformação social através do seu comprometimento em promover uma cultura de integridade. Ao criar condições para o aprofundamento e consolidação de seus programas de integridade, gestão de riscos e ações de combate à corrupção, exigindo, também, o aperfeiçoamento da legislação, o setor privado impulsiona o avanço de todo o país, para nos tornarmos uma sociedade mais íntegra, ética e justa. Para isso, criamos o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, que tem como objetivo definir estratégias e prioridades para o engajamento dos líderes empresariais na agenda da integridade, com foco especial no aprimoramento das relações público-privadas e no fortalecimento da prevenção e combate à corrupção no Brasil.

Com base na experiência de 20 anos do Instituto Ethos na agenda de integridade, e, especialmente, com o amadurecimento das ações desenvolvidas através do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, criado em 2006, e com a publicação do Sistema de Integridade Nacional em 2016, o Ethos trabalhou ativamente com outras organizações da sociedade civil, empresas e governo, mobilizando, sensibilizando e engajando as lideranças e entidades empresariais em prol de uma cultura de valores. Exemplos mais recentes dessas ações são a construção do texto base do Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção lançado em 2017 e também na Coalizão Unidos contra a Corrupção, no debate das Novas Medidas contra a Corrupção.

A Carta Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, elaborada de forma coletiva, contém compromissos das empresas na agenda de integridade e propostas de ações ao Poder Público. As instituições que se tornam signatárias, e, portanto, aderem oficialmente ao Movimento Empresarial, se comprometem a implementar políticas e procedimentos que estejam alinhados com as mudanças propostas pelo Movimento, são iniciativas de aprofundamento da cultura de integridade e não tem a pretensão de esgotar as discussões sobre outras as ações necessárias para uma mudança cultural que vá além do compliance.

No processo de elaboração da Carta, foi desenvolvido um documento complementar (acesse aqui), que tem o objetivo de apoiar as empresas signatárias na implementação dos compromissos assumidos e traz orientações que constituem uma visão de longo prazo para onde as mudanças de comportamento, políticas, procedimentos, regulamentações, leis e demais instrumentos necessários devam ser direcionados. O Movimento também deverá contar com o envolvimento do poder público, dos partidos políticos e de instituições públicas.

Diversos temas são endereçados no Movimento Empresarial, dentre eles: aprimoramento dos mecanismos de transparência e integridade, ações coletivas e acordos setoriais, cooperação das empresas com as autoridades públicas na prevenção e combate à corrupção e iniciativas para a promoção da cultura de integridade nas organizações, inclusive dentro da cadeia de valor das organizações. Assim, a partir do momento de adesão ao Movimento, as instituições se comprometem a seguir os princípios orientadores e criar condições para efetivarem as ações previstas na Carta Compromisso, aperfeiçoando sua governança em prol da integridade e transparência.

Destacamos que ao aderirem ao Movimento, as empresas têm a oportunidade de exercerem seu protagonismo e se posicionarem positivamente nesse momento histórico do Brasil. Acima de tudo, o Movimento é um espaço de construção de uma agenda estratégica para posicionamento das lideranças empresariais, para a promoção da cultura de integridade no ambiente de negócios e para contribuírem com a criação e melhoria de políticas públicas.

Para obter mais informações, conhecer a Carta Compromisso e fazer a adesão, clique aqui. Para versão em inglês, clique aqui.

Para conhecer as signatárias do Movimento Empresarial, clique aqui.

Confira os destaques na mídia sobre o lançamento da iniciativa: Veja, Folha e Época.

Conheça, no material desenvolvido em parceria com a SOM SA,  as motivações de algumas empresas signatárias para adesão ao Movimento:

  • Celina Balocco – Braskem: aqui
  • Daniele Pescadinha – Wayne Fueling Systems: aqui
  • Diego Sanches – Schmersal: aqui
  • Flavio Serebrinic – Odebrecht Realizacoes: aqui
  • Guilherme Amorim – Rubens Naves Santos Jr Advogados: aqui
  • Guilherme Donega – Transparência Internacional: aqui
  • João Paulo Da Cruz Batista Mateus – EDP Energias do Brasil: aqui
  • Joice Seixas – Construtora Barbosa Mello: aqui
  • Margarida Smith – Odebrechet Engenharia: aqui
  • Paulo Henrique Angelo – Caixa Econômica Federal: aqui
  • Ricardo Ourique Marques – Techint: aqui
  • Sergio Franca Leão – Odebrecht SA: aqui

Conheça a importância do Movimento, segundo Ricardo Young, presidente do conselho deliberativo do Ethos (aqui) e Caio Magri, diretor-presidente do Ethos (aqui)

 

APOIO


Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.