Áreas de Atuação/Meio Ambiente

Compartilhar

ForumMobi

Oficializado em setembro de 2016 e lançado para a sociedade em dezembro, o ForumMobi tem o principal objetivo de estimular o diálogo entre os diferentes setores da sociedade para buscar soluções para implementação de mobilidade urbana mais sustentável. Através das ações desse fórum, o Ethos e o Instituto Friedrich Naumann (IFN) vão aprofundar o conhecimento sobre cidades inteligentes, inovação tecnológica e mobilidade urbana; estimular o debate sobre as políticas públicas a serem implementadas na cidade de São Paulo e construir indicadores de mobilidade urbana para o setor empresarial.

Durante a Conferência Ethos 360 o fórum convidou especialistas de diferentes instituições para dialogar sobre os desafios e soluções de mobilidade na cidade de São Paulo e promoveu o seminário “Diálogos Ethos – Desafios contemporanêos:  empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”. Nos dois momentos foi promovida uma troca internacional com convidados do México e Alemanha, um objetivo claro do grupo, que planeja uma maior interação entre o Brasil e outros países. Além disso, alguns conceitos de mobilidade urbana e cidades inteligentes já começaram a ser discutidos, tais como abertura de dados e intermodalidade, assim como os desafios atuais para a mobilidade.

O ForumMobi tem como principal orientação os objetivos colocados pela NDC[1] brasileira para o setor de transportes, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 11 e os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Além disso, em 2017 entra como um grande objetivo para o Ethos a integração entre os temas trabalhados pela organização: mobilidade urbana, mudança do clima, direitos humanos e integridade.

Na sua primeira reunião com a sociedade civil, o ForumMobi apresentou os objetivos do fórum e coletou sugestões de atuação em políticas públicas e práticas empresariais das organizações presentes: FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Greenpeace, IEMA (Instituto de Energia e Meio Ambiente), Instituto Cidade em Movimento, Instituto Pólis, TC Urbes e as próprias organizadoras do fórum, Instituto Ethos e Instituto Friedrich Naumann. Em 2017 o fórum vai continuar promovendo encontros desse tipo entre a sociedade civil, academia, empresas e governos.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.