NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

GT Integridade do Ethos completa 10 anos e celebra os avanços

09/12/2017

Compartilhar

Veja quais os resultados do grupo de trabalho neste período

Neste ano o GT do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, também conhecido como GT Integridade, completa 10 anos e comemora os avanços e conquistas neste campo. Atualmente, o Pacto conta com 660 signatários e é pré-requisito para a inscrição no Empresa Pró-Ética. O GT foi criado com o objetivo de desenvolver estratégias para apoiar empresas signatárias do Pacto a implementar políticas de promoção da integridade e combate à corrupção.

De forma complementar, a plataforma de monitoramento dos compromissos do Pacto é também um instrumento para apoiar as empresas na implementação dos compromissos.  Desde 2015, a plataforma passou a ser o Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção dos Indicadores Ethos. O Guia é uma ferramenta que possibilita produzir diagnósticos individuais orientadores da evolução e oferecer subsídios para o aprimoramento de práticas de integridade, além da produção de referências a partir das práticas das signatárias.

“É importante acompanhar as ações das empresas que aderiram ao pacto para entender como estão evoluindo em seus programas e mecanismos de prevenção e combate à corrupção. Além disso, ele também serve como guia para entendermos as dificuldades, os entraves para o desenvolvimento de um programa de compliance robusto para que possamos trabalhar em nossos encontros do grupo de trabalho”, aponta Paula Oda, coordenadora de práticas empresariais e políticas públicas de Integridade do Instituto Ethos.

Nestes 10 anos, um longo caminho foi traçado e conquistas importantes foram alcançadas nesta temática. O grupo também tem um papel de incidência em políticas públicas e acompanhou de perto avanços na área de integridade, entre eles a proibição da doação de empresas à candidatos, a aprovação e regulamentação Anticorrupção, Cadastro Pró-Ética e a Lei de Acesso à Informação. Além disso, a articulação para acordos setoriais também são destaques da atuação do grupo, sendo eles o Ética Saúde e o Pacto Pelo Esporte.

A produção de conteúdo especializado também foi um dos pontos-chaves no desenvolvimento do grupo. A preocupação em facilitar a expansão de conteúdos relevantes acerca da temática de integridade resultou em publicações como “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção”, em parceria com a CGU (2009); “Sistema de Integridade nos Estados Brasileiros”(2014); “Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral” (2014); “Sistema Nacional de Integridade – Brasil 2000-2015” (2016), entre outros. Além disso, a articulação do grupo de trabalho contribuiu de forma expressiva este ano para a construção do texto base do Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, que está em fase de consulta pública até hoje (09). O texto base se propõe a ser uma ferramenta para subsidiar o diálogo, provocar o debate público e indicar medidas a serem trabalhadas na agenda de Integridade. O documento final será lançado em 2018, como uma proposta de enfrentamento à corrupção através de um Plano Nacional que seja capaz de tratar os pilares de integridade de forma sistêmica, composto por um conjunto de projetos de lei, emendas, programas, posicionamentos públicos ou campanhas de mobilização.

Para comemorar este momento, o Ethos elaborou uma linha do tempo com os principais marcos na área de integridade nestes 10 anos, indicando também as produções realizadas pelo GT. Confira:

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.